Brincadeiras infantis em grupo
Brincadeiras são importantes para ensinar diversas habilidades, como a sociabilidade e trabalho em equipe. Confira brincadeiras em grupo!
Brincadeiras são poderosas ferramentas para o desenvolvimento infantil. Além de relaxar e garantir diversão, elas também contribuem para a melhora de habilidades como atenção, raciocínio, comunicação e coordenação motora.
Assim, um dos pontos mais importantes da brincadeira é a proximidade criada entre os participantes. Isso se dá porque a socialização por meio de jogos com adultos ou colegas fornece um ambiente seguro e descontraído para a criança.
Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras infantis em grupo para te auxiliar nesse aspecto tão importante do desenvolvimento. Confira!
Volençol
Essa versão do jogo de vôlei é feita com dois grupos de no mínimo 2 crianças. Cada grupo deve estender um lençol e jogar uma bola para o adversário utilizando o material como uma espécie de trampolim.
Os pontos são marcados quando um grupo não conseguir recolher a bola.
Cachorro e gato
Para brincar, todas as crianças devem se posicionar em círculo, separando uma para ser o cachorro e outra para ser o gato. Assim, as duas selecionadas ficam no centro com os olhos vendados.
Quando o cachorro late, o gato mia e o cachorro tenta pegar seu oponente. Se obter sucesso, outras duas crianças assumem os papéis.
Onde está a bola?
Uma criança do grupo é colocada no centro do círculo formado pelos demais jogadores. Enquanto a criança selecionada está com os olhos fechados, os participantes passam uma bola e, ao sinal do educador, um esconde a bola.
O objetivo da criança no centro é apontar corretamente para a pessoa escondendo a bola.
Garrafa mágica
Com as crianças novamente posicionadas em círculo, o educador deve girar uma garrafa localizada no centro. Quando a garrafa apontar para um participante, este deve executar o comando dado pelo educador, como dançar ou imitar uma minhoca.
Corrida em grupo
Divididos as crianças em grupos de cerca de três, cada uma deve estar posicionada com no mínimo 5 metros entre si e em linha reta.
A largada é dada e a primeira criança do grupo deve correr ao encontro da segunda, tocando a sua mão. Então, a segunda corre até a terceira e assim sucessivamente.
A última criança é a responsável por alcançar o fim da corrida, ganhando o grupo que chegar primeiro.
Estalinho
Com os participantes sentados em roda, é necessário enumerar cada um sucessivamente. Então, devem bater as palmas duas vezes e estalar os dedos da mão direita e da mão esquerda, nessa ordem e em coro.
A cada estalar dos dedos, devem citar seu número e, após bater as palmas, citar primeiramente o próprio número novamente e o número de um colega, seguindo o ritmo. Em seguida, o colega deve repetir a ação.
Se sair do ritmo ou citar o número de um colega eliminado, o jogador também é retirado da brincadeira.
Bom dia
Com um jogador vendado, os demais caminham em círculos ao seu redor. Quando a criança vendada apontar para alguém, este deve dizer “bom dia”.
Então, aquele que apontou precisa dizer de quem é a voz. Caso acerte, o dono da voz é eliminado e a brincadeira segue.
Dança das cadeiras
Essa brincadeira divertida e clássica requer cadeiras, tendo uma unidade a menos que o número de participantes. Com as cadeiras em círculo, as crianças devem caminhar ao redor ao som da música, controlada pelo educador.
Então, quando a música para, as crianças correm para sentar em uma cadeira, saindo aquela que não conseguir um assento. Logo, a cada rodada, uma cadeira é retirada, ganhando aquele que conseguir o último assento.
Leia também:
- Jogos e brincadeiras que envolvam matemática
- Confira as melhores perguntas criativas para brincadeiras
- 7 Brincadeiras na piscina que podem ser praticadas por toda a família
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.