Tipos de tartaruga de água doce – Conheça 5 espécies e suas particularidades
Existem diferentes tipos do réptil. Conheça algumas espécies que vivem em água doce.
As tartarugas não costumam ocupar o topo da lista de animais de estimação, mas há pessoas que são apaixonadas por esses répteis em todo o mundo.
Se você pensa em ter um bichinho em casa, antes de adotar uma tartaruga é importante saber que existem diferentes tipos para escolher uma que se adeque corretamente às condições do ambiente que você pretende inseri-la.
Se for para adotar uma tartaruga ou simplesmente conhecer mais sobre esse universo, conheça cinco tipos de tartaruga de água doce.
Tartaruga de orelha amarela
Essa tartaruga é proveniente da região do México e Estados Unidos e recebeu o nome por causa das listras em seu corpo. O tamanho de uma fêmea é de em média 30 cm, já o macho possui cerca de 20 cm de comprimento.
Ela possui hábitos diurnos, com dieta onívora formada por vegetais, frutas e pequenos animais como insetos e caracóis. Contudo, na alimentação das crias predominam os insetos e peixes. Com o crescimento, preferem vegetais.
Tartaruga pintalgada
A tartaruga pintalgada é natural nos Estados Unidos, mais precisamente na região Nordeste do país. O habitat natural é composto por pântanos e rios calmos, com vegetação por todo lado.
O tamanho dessa tartaruga é em média 12 cm, com uma carapaça preta ou marrom escura pintada. Porém, com a idade, as pintas podem desaparecer.
Os machos possuem olhos marrons e as fêmeas têm olhos alaranjados, além dessas serem maiores e de cauda curta. Também, por ser semiaquática, pode alternar entre a terra e a água.
Tartaruga nariz de porco
O nome da espécie é uma referência clara à semelhança com o nariz dos suínos. A carapaça e o plastrão (localizado na parte ventral do casco) são moles, semelhantes ao couro, podendo chegar a 60 cm de comprimento. Já suas nadadeiras são anatomicamente adequadas para o nado, sendo rápidas e eficientes na água, mas dificultam a locomoção terrestre.
Habitam a região da Oceania em lagos e rios de água doce, mangues, alagados e estuários de água salobra e até mar aberto. Na maior parte do tempo, estão submersas em fundos lodosos entre 1 e 3 metros de profundidade.
Nesses ambientes, caçam pequenos peixes, moluscos, insetos, larvas e crustáceos. Porém, a dieta principal é herbívora, composta por frutas, flores e raízes.
Tartaruga-de-ouvido-vermelho
A tartaruga-de-ouvido-vermelho ganha o nome por causa das listras vermelhas nas laterais da cabeça. Seu tamanho é em média 30 cm e são nativas da América do Norte.
A alimentação é composta por vegetais, insetos e pequenos peixes, vivendo cerca de 30 anos. Já em cativeiro costumam ser alimentadas erradamente com alface, cenouras, batatas e algumas outras plantas com folhas, o que lhes provoca deformações graves. Devidamente cuidadas, vivem em média 40 anos.
Costumam viver predominantemente na água doce, mas vão para rochas secas com o intuito de aquecer-se. Em seguida, mergulham novamente.
Tartaruga de Cumberland
Natural dos Estados Unidos, principalmente dos estados de Kentucky e Tennessee, pode chegar a 21 cm. Essa tartaruga vive em pântanos, lagos, riachos e rios com substrato orgânico.
A alimentação é onívora, uma vez que se alimenta de algas, peixes, girinos ou lagostins. Além disso, quando jovem, prevalece a dieta carnívora.
Leia também:
- Tudo que você precisa saber sobre o Peixe-boi-marinho
- Tartaruga-de-Couro
- A maior cobra do mundo – 10 fatos interessantes sobre a sucuri
- Quelônios
Comentários estão fechados.