Aculturação

A aculturação ocorre por meio da interação social entre diferentes culturas.

PUBLICIDADE

Aculturação é um conceito que se relaciona com a fusão de duas ou mais culturas.

Ela se dá por meio da interação social que ocorre entre culturas diferentes, sendo que todas elas, ou apenas uma, sofre mudanças que desencadearão em uma nova cultura.

Podemos citar como exemplo, a fusão entre a cultura grega e a romana, que desencadeou na cultura greco-romana.

Ao ocorrer por meio do contato direto ou indireto entre os grupos sociais, a aculturação se determina enquanto um processo dinâmico.

PUBLICIDADE

É importante salientar que a cultura não é algo estático, ela se constrói num processo contínuo de transformação.

Aculturação no Brasil

aculturação no Brasil iniciou-se através da imposição da cultura europeia sobre a indígena.

PUBLICIDADE

Quando os portugueses chegaram ao território, obrigaram os povos nativos a abandonar suas crenças. A catequização desses povos é um exemplo.

Além disso, vale destacar a escravidão dos povos africanos enquanto um fator determinante para a formação da cultura brasileira.

Impedir que os povos escravizados cultuassem seus orixás, atribuindo-lhes características negativas, fez com que eles encontrassem novas formas de manter suas crenças vivas, por meio do sincretismo religioso.

PUBLICIDADE

Além disso, as danças, comidas, tradições e dialetos africanos foram aspectos incorporados na cultura brasileira.

É preciso ter em mente que muitos elementos (simbólicos ou não) que hoje constituem a cultura brasileira, se originam de uma processo violento de aculturação, dominação e imposição.

Aculturação e globalização

A globalização tem sido a responsável por proporcionar uma maior interação entre os mais variados povos.

PUBLICIDADE

Junto a ela, o avanço tecnológico tem facilitado a comunicação e a troca de experiências, mesmo que virtuais, entre os diferentes grupos sociais.

Ambos possibilitam uma quebra de barreiras ao permitir que diferentes sociedades dialoguem de maneira rápida, aumentando a acessibilidade entre os povos.

A comunicação mediada pela rapidez das informações tem possibilitado a incorporação de alguns elementos culturais, resultantes de outros grupos.

É importante destacar que, por um lado, a globalização diminui a xenofobia entre os povos, mas, por outro, ela potencializa a perda da identidade cultural.

Tipos de aculturação

Existem, basicamente, dois tipos de aculturação:

  • Aculturação direta: ocorre através de guerras, colonizações, imigrações, entre outros;
  • Aculturação indireta: acontece através dos meios de comunicação que influenciam indiretamente os modos de agir e de pensar dos indivíduos.

Aculturação e assimilação cultural

Existe um processo que ocorre a partir da assimilação de vários aspectos culturais, e outro, que extingue a cultura dominada.

A ocorrência dos dois processos depende de como a interação entre as culturas será constituída.

O primeiro processo se dá por meio da influência social e cultural dos variados grupos, contudo, nenhum elemento cultural é extinto.

No segundo caso, a aculturação ocorre por meio da imposição, como no caso da colonização do continente americano, em que os europeus impuseram, de forma violenta, sua cultura aos povos originários.

Transculturação e endoculturação

A transculturação se assemelha à aculturação. É caracterizada pela fusão de culturas que desencadearão fenômenos culturais novos.

Já a endoculturação é o processo contínuo de aprendizagem de uma cultura que acontece por meio da incorporação de valores e experiências que ocorrem ao longo da vida.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More