Alimentos ricos em proteína

Continue lendo para ver a lista de alimentos que contêm muita proteína.

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As proteínas são moléculas formadas por um conjunto de aminoácidos, que possuem papel importantes na composição estrutural dos músculos, formação de tecidos, síntese de hormônios, etc.

Quando comemos alimentos ricos em proteínas, nosso corpo digere essas moléculas para liberar os aminoácidos que serão utilizados para diversas funções.

Mapa mental - Proteínas
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Os aminoácidos são classificados em dois tipos: essenciais e não essenciais.

  • Essenciais: são aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir, por isso, precisamos que eles estejam presentes na nossa alimentação.
  • Não essenciais: são aqueles que podem ser produzidos pelo nosso corpo.
Proteínas - Tabela aminoácidos
Proteínas – Tabela aminoácidos

Tipos de proteínas

As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. As que são provenientes de animais possuem todos os aminoácidos necessários para nosso metabolismo.

As proteínas de origem vegetal possuem um valor biológico menor, pois não têm todos os aminoácidos e a absorção delas é menor.

Alimentos ricos em proteína

A combinação de alimentos ricos em proteína faz com que nossas necessidades diárias sejam supridas, mesmo quando comemos proteínas de menor valor biológico, como as proteínas vegetais.

Durante o processo de digestão, esses alimentos fornecem aminoácidos essenciais que equilibram o funcionamento do nosso corpo.

Confira alguns exemplos de alimentos ricos em proteína:

  • Carne de frango
  • Carne de vaca
  • Queijo
  • Salmão grelhado
  • Pescada
  • Ovo
  • Iogurte
  • Leite
  • Soja
  • Quinoa
  • Trigo sarraceno
  • Lentilhas
  • Tofu
  • Feijão
  • Ervilhas
Proteínas - Alimentos ricos em proteínas
Proteínas – Alimentos ricos em proteínas

Necessidade diária de proteína

O indicado pela Recommended Dietary Allowances (RDA) são 0,8g/kg de peso corporal todos os dias, ou seja, uma pessoa com 65 kg precisa consumir 52 gramas de proteína todos os dias.

A American Dietetic Associacion indica que indivíduos muito ativos possuem maior taxa metabólica e precisam de maior aporte de proteínas, cerca de 25% do total de um indivíduo normal.

Esse é o caso dos atletas que precisam de mais força muscular e alto rendimento e, com isso, precisam ingerir mais proteínas ao longo do dia.

É importante lembrar que as quantidades individualizadas devem sempre ser calculadas por um(a) nutricionista.

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