Amido

O amido é um polissacarídeo natural usado como fonte de energia.

O amido é um polissacarídeo natural formado pela união de moléculas de glicose com ligações glicosídicas do tipo alfa. A fórmula geral do amido é (C6H10O5)n.

Esse polissacarídeo é a principal reserva energética das plantas, ele é sintetizado durante a fotossíntese e é encontrado em forma de grânulos.

O amido está presente em todas as plantas, no entanto, em algumas, ele é muito mais abundante como nos cereais e nos tubérculos. Ele é a principal fonte de carboidrato de origem vegetal, não possui sabor, nem cheiro.

Apesar de ser um polímero de cadeia longa, o amido pode ser quebrado facilmente para liberar energia. Ele é formado por uma cadeia complexa de polissacarídeos composta por amilose e amilopectina.

Molécula de amido
Molécula de amido

Função do amido

A principal função do amido é ser fonte de energia para os seres vivos por ser um carboidrato fácil de quebrar e ser absorvido.

Na indústria o amido pode ser utilizado como espessantes, ligantes para combinar substâncias e substituto de lipídios em alimentos dietéticos.

O amido também é utilizado em laboratório para identificar a presença de iodo em uma substância, pois os dois reagem produzindo a cor violeta escura.

Digestão do amido

O amido começa a ser digerido na boca com a ação da enzima amilase presente na saliva. Essa enzima quebra o amido em moléculas menores de maltose, iniciando e facilitando o processo de digestão.

O restante da conversão do amido ocorre no intestino, onde existem enzimas capazes de hidrolisar a maltose para dar origem a moléculas de glicose que serão absorvidas pelo corpo.

A glicose não utilizada pelos animais é transformada em glicogênio para ser estocada, já que esse é o principal polissacarídeo de reserva energética dos animais.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More