Antissemitismo
O antissemitismo é o preconceito vivido principalmente pelo povo judeu. Ele se tornou mais intenso durante a Segunda Guerra Mundial, quando o projeto do regime nazista era aniquilar todos os judeus da Europa.
Se tornou mais intenso na Europa durante o período da Segunda Guerra Mundial, com o Holocausto. Ele é caracterizado pela morte de milhares de judeus em campos de concentração e extermínio.
O que é antissemitismo
O antissemitismo é considerado uma ideologia que alimenta o ódio contra o povo judeu.
Esse preconceito foi construído por mais de 20 séculos de história. Alguns historiadores dizem que tal perseguição ocorria pelo fato de populações de determinados locais serem contrárias à migração de judeus, causada, geralmente, por expulsões, escravizações e fugas de seus locais de origem.
A aversão ao povo judeu reúne aspectos econômicos, religiosos, sociais e políticos.
O antijudaísmo se fortaleceu por acreditarem que a culpa da morte de Cristo era dos judeus e por julgarem suas riquezas (adquiridas pela prática de empréstimos) às custas das nações em que viviam.
Origem do antissemitismo
Os judeus foram perseguidos durante o Império Romano.
A aversão a esse povo cresceu durante a Antiguidade, pois os cristão não aceitavam o fato dos judeus não acreditarem que Jesus seria o Messias.
Com isso, muitos cristãos começaram a alegar que os judeus eram os responsáveis pela morte de Jesus Cristo.
Por não terem o seu próprio território, eles se espalharam pela Europa fugindo de perseguições. Por isso, não conseguiram manter sua sobrevivência por meio da agricultura (prática comum na época medieval) e se apoiaram no comércio como forma de ser manterem.
O comércio permitiu que o povo judeu acumulasse dinheiro, praticando a usura (empréstimo de dinheiro com juros). Contudo, até o século XVII, essa prática era condenada pela Igreja Católica.
A riqueza acumulada pelos judeus despertou inveja em outros povos, principalmente os de crença católica.
Eles foram perseguidos durante o Império Romano até o século XX – período em que a perseguição ocorreu de forma mais brutal.
Durante o século XIX, o antissemitismo era comum em nações europeias. Na Alemanha havia um movimento que culpava os judeus pelos males da população.
Passou-se a acreditar que o crescimento econômico dos judeus era o grande responsável pela fome e pelas mazelas da população alemã.
Esses foram um dos motivos do holocausto, ocorrido na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Foi a maior perseguição vivida pelos judeus.
Em 1948 é criado o Estado de Israel, na região da Palestina. Ele é considerado pelos judeus, o seu território.
Contudo, essa situação se desdobra em um conflito ainda não resolvido com a Palestina.
Holocausto
O que foi o Holocausto? O Holocausto foi o genocídio de milhares de pessoas: negros, homossexuais, ciganos, testemunhas de jeová, opositores políticos e judeus (o principal grupo atingido), durante a Segunda Guerra Mundial.
Partiam da crença que a raça alemã era superior às demais e de que os judeus eram responsáveis por todos os males do mundo.
Em 1933, os nazistas ascendem ao poder alemão e com eles, a exclusão e violência contra o povo judeu, que eram perseguidos massivamente a ponto de muitos fugirem do país.
O massacre dessas pessoas durante a Segunda Guerra ocorria em campos de concentração e de extermínio criados exclusivamente com essa função: aprisionar e matar pessoas.
Saiba mais em:
- Consequências da Segunda Guerra Mundial
- Filmes sobre Adolf Hitler e a Segunda Guerra Mundial
- Os melhores filmes para entender o Nazismo e o Holocausto
- Anne Frank: uma vítima do Holocausto
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.