Área e perímetro

Aprenda o significado da área e do perímetro de uma figura geométrica plana. Saiba quando usar e como calcular essas duas medidas.

A área e o perímetro são duas medidas que podem ser calculadas em figuras geométricas planas.

Mas o que elas significam? Quando usamos cada uma delas? Vamos ver!

Significado da área de uma figura

A área de uma figura é a medida da superfície dessa figura, ou seja, é o espaço que ela ocupa.

Considere, por exemplo, que em uma sala tem um tapete redondo, com forma de círculo. Qual o espaço que esse tapete ocupa no piso da sala? Para responder essa pergunta, basta calcular a área de um círculo com as mesmas medidas do tapete.

Como saber quantos metros quadrados de grama são necessários para cobrir um canteiro triangular? Essa pergunta também pode ser respondida a partir do cálculo da área. Nesse caso, é a área de um triângulo com as mesmas medidas do canteiro.

Viu como é útil calcular a área de uma figura?

Significado do perímetro de uma figura

O perímetro de uma figura é o tamanho da linha de contorno dessa figura.

Em polígonos, o perímetro é obtido somando as medidas dos lados da figura. Por exemplo, em um quadrado, basta somar as medidas dos quatro lados e teremos o perímetro.

Já em um círculo, o perímetro é a medida da circunferência pela qual ele é limitado. É como se pudéssemos fazer um corte na linha que forma o círculo, esticá-la e medir com a régua o seu tamanho. Esse tamanho é o que, na geometria, chamamos de perímetro.

Então, se quisermos saber quantos metros vamos ter que andar para dar uma volta completa em uma praça, por exemplo, o que temos que fazer é calcular o perímetro de um círculo com as medidas dessa praça.

Para as figuras geométricas planas mais comuns, temos fórmulas que facilitam e agilizam o cálculo do perímetro e da área. Veja a seguir quais são elas.

Áreas e perímetros de figuras planas

Triângulo

O triângulo é um polígono de três lados.

área e perímetro do triânguloRetângulo

O retângulo é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos. Possui quatro ângulos internos retos, que são os ângulos de 90º.

áre e perímetro do retangulo

Quadrado

O quadrado é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos e todos os lados têm o mesmo tamanho, são congruentes. Possui quatro ângulos internos retos.

área e perímetro do quadradoCírculo

O círculo é uma figura fechada, limitada por uma circunferência de raio r. O valor de \dpi{120} \pi nas fórmulas abaixo é aproximadamente 3,14.

área e perímetro do círculoTrapézio

O trapézio é um polígono de quatro lados. Dois desses lados, chamados de base maior e base menor, são paralelos.

áre e perímetro do trapezioLosango

O losango é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos e todos os lados têm o mesmo tamanho, são congruentes. A diferença entre um losango e um quadrado, é que no losango os ângulos internos não são ângulos retos como no quadrado.

áre e perímetro do losango

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More