10 Maiores predadores do reino animal

Entre os animais que ocupam o topo da cadeira alimentar, estão os vorazes. Confira quais são os maiores predadores do reino animal.

Em todo o reino animal é necessário que os seres obtenham recurso necessários para sua sobrevivência. Por isso, muitos animais têm que se alimentar de outros seres para obter nutrientes e energia.

Dessa maneira, eles são organizados em cadeias alimentares, desde os seres que produzem sua própria energia, até os que usam desses seres vivos na alimentação.

Dentro da cadeia alimentar estão inseridos todos os seres vivos do planta.

Diante disso, os maiores predadores do reino animal estão no topo da cadeia alimentar. Eles perseguem suas presas e as abatem, para consumi-las e obter nutrientes.

Conheça quais são os 10 maiores predadores de todo o reino animal.

1 Tubarão-branco (Charcharodon carcharias)

Tubarão-branco (Charcharodon carcharias)
Tubarão-branco

Esse animal assustador está no topo da lista dos maiores predadores de todo o reino animal. O tubarão-branco é um animal aquático e ameaçador para as espécies dos oceanos.

Ele é responsável pelo maior número de acidentes com humanos no ambiente aquático.

É um animal carnívoro muito agressivo e excelente nadador, ou seja, é quase impossível fugir desse bicho. O tubarão é encontrado nos mares tropicais e subtropicais do mundo, com preferência pelas águas menos frias. Entretanto, ele também pode ser encontrado em regiões mais frias do planeta.

O tubarão-branco possui mandíbulas fortes e dentes grandes. Sua alimentação é composta, principalmente, por peixes, golfinhos, lulas, focas e tartarugas.

Esse animal pode medir mais de 7 metros de comprimento e pesar até 3 toneladas. Além disso, ele pode chegar a nadar com a velocidade de 40 km/h e viver até 27 anos.

2 Orca (Orcinus orca)

Orca (Orcinus orca)
Orca

As orcas podem ter uma aparência amigável e engraçada, mas são muito perigosas, encontrando-se no segundo lugar dessa lista. Não é à toa que, com frequência, elas são denominadas como baleias-assassinas.

Elas são animais carnívoros que possuem a habilidade de caçar em grupo, o que facilita a captura das presas.

As orcas são da família dos golfinhos e, assim como eles, são extremamente inteligentes e planejam sua caça para ter maior sucesso.

A alimentação desses animais é baseada em aves, moluscos, peixes, arraias, focas e tartarugas.

Podem chegar a medir 9 metros de comprimento e pesar 6 toneladas, com sua coloração típica com preto e branco.

Além disso, elas apresentam fácil adaptação aos ambientes que em se insere, por isso, podem ser encontradas em todas as regiões do planeta.

3 Leão (Panthera leo)

Leão (Panthera leo)
Leão

O terceiro animal da lista se distância do ambiente aquático e surge como o rei da selva. Os leões são animais carnívoros e capazes de abater as maiores presas da natureza.

Além disso, eles podem atingir velocidades de até 50 km/h, não sendo fácil para suas presas fugirem desse grande predador.

Eles podem ser encontrados em regiões da África e da Ásia. Os leões e as leoas costumas caçar e podem predar animais como zebras, hienas, veados, búfalos e javalis.

Os leões se diferenciam das fêmeas por possuírem maior porte e uma vasta juba com maior quantidade de pelos. Eles podem pesar 190 quilos e atingir até 1,2 metros de altura.

4 Sucuri (Eunectes murinus)

Sucuri (Eunectes murinus)
Sucuri

As sucuris, também conhecidas como anacondas, são uma das serpentes mais apavorantes do reino animal. Essa espécie pode chegar a medir cerca de 10 metros de comprimento e pesar 100 quilos.

Elas vivem tanto no ambiente aquático, quanto no terrestre, sendo muito ágeis na água.

As sucuris são encontradas facilmente na América do Sul, principalmente nas regiões da Amazônia, e possuem alimentação carnívora, abatendo presas como aves, peixes e capivaras.

A forma que esses animais usam para o abate das presa é por meio da constrição, quando a sucuri segura sua presa, se enrolando no animal enquanto o asfixia e quebra seus ossos.

5 Crocodilo-poroso (Crocodylus porosus)

Crocodilo-poroso (Crocodylus porosus)
Crocodilo-poroso

Esse crocodilo é um animal encontrado em regiões do Oceano Índico e Pacífico, muito comum ao norte da Austrália. Ele é o maior réptil do planeta e muito perigoso ao homem.

É um animal carnívoro e se alimenta de qualquer animal que estiver a seu alcance, principalmente de macacos, búfalos e tartarugas. Essas presas são capturadas no momento em que se abaixam para beber água, virando presa fácil para a mordida fatal do crocodilo.

Eles podem pesar mais de 100 quilos e medir até 7 metros de comprimento.

6 Urso-polar (Ursus maritimus)

Urso-polar (Ursus maritimus)
Urso-polar

O urso-polar, ou urso-branco, habita as regiões mais frias do planeta, no círculo polar Ártico. É o maior urso e o maior carnívoro terrestre.

Eles podem pesar mais de 600 quilos e chegar a 2 metros de altura. A pelagem branca desses ursos é bastante útil para a camuflagem no gelo e seu olfato sensível o beneficia na caça.

Apresenta excelentes habilidades de caça, tendo como suas principais presas as focas, pequenos mamíferos, aves e peixes.

Ele possui adaptações que possibilitam viver em baixas temperaturas e a viver em meios as regiões de gelo. Entretanto, se encontra em meio as espécies vulneráveis por causa da caça predatória e mudanças do seu habitat, em decorrência das alterações climáticas.

7 Lobo-cinzento (Canis lupus)

Lobo-cinzento (Canis lupus)
Lobo-cinzento

O lobo-cinzento é o maior membro remanescente da família Canidae e alguns estudos apontam que ele é um ancestral do cão doméstico.

São encontrados principalmente na Europa, Ásia e América, em regiões frias. Eles podem pesar até 80 quilos, medir 85 cm de altura e atingir até 70 km/h.

Como um animal carnívoro, sua alimentação é composta de javalis, cervos, veados e alces.

As incríveis garras, presas, visão noturna, audição sensível e velocidade proporcionam sua excelente habilidade de caça.

8 Urso-cinzento (Ursus arctos horribilis)

Urso-cinzento (Ursus arctos horribilis)
Urso-cinzento

O urso cinzento é uma subespécie de urso-pardo, típico da América do Norte e possui um dos melhores olfatos do mundo animal.

Além disso, possuem a habilidade de saltar e subir em árvores, mostrando muita destreza.

Esse animal se difere dos outros predadores dessa lista por ser um animal onívoro. Ele se alimenta de peixes, pequenos roedores, larvas, insetos, mel e frutas.

Eles ficam enormes quando se colocam nas duas patas traseiras, podendo chegar a 3 metros de altura, chegando a pesar 700 quilos.

9 Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)

Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)
Águia-de-cabeça-branca

A águia-de-cabeça-branca é a primeira e única ave dessa lista. É uma ave de rapina, carnívora, também conhecida como águia-careca, típica da América do Norte.

Ela possui uma das melhores visões do reino animal e atinge velocidades surpreendentes. Pode pesar até 6 quilos e medir até 1,2 de largura nas asas.

Essa águia habita regiões costeiras e próximas a rios e lagos. Sua alimentação é baseada em peixes, roedores e até carniças.

10 Hiena-malhada (Crocuta crocuta)

Hiena-malhada (Crocuta crocuta)
Hiena-malhada

A hiena-malhada é encontrada na África, conhecida por ser muito oportunista e agressiva. Elas podem chegar a 64 quilos e são um dos poucos animais que enfrentam leões.

Por muito, acreditava-se que as hienas eram apenas carniceiras, mas são excelentes caçadoras, podendo correr até 60 km/h atrás das presas.

Assim, são caçadoras muito habilidosas e comem tudo que serve de alimento, se tornando grandes predadoras. Sua principal fonte de alimento são os gnus, zebras, gazelas, frutas, raízes, ovos, peixes e cobras.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.