Área e perímetro
Aprenda o significado da área e do perímetro de uma figura geométrica plana. Saiba quando usar e como calcular essas duas medidas.
A área e o perímetro são duas medidas que podem ser calculadas em figuras geométricas planas.
Mas o que elas significam? Quando usamos cada uma delas? Vamos ver!
Significado da área de uma figura
A área de uma figura é a medida da superfície dessa figura, ou seja, é o espaço que ela ocupa.
Considere, por exemplo, que em uma sala tem um tapete redondo, com forma de círculo. Qual o espaço que esse tapete ocupa no piso da sala? Para responder essa pergunta, basta calcular a área de um círculo com as mesmas medidas do tapete.
Como saber quantos metros quadrados de grama são necessários para cobrir um canteiro triangular? Essa pergunta também pode ser respondida a partir do cálculo da área. Nesse caso, é a área de um triângulo com as mesmas medidas do canteiro.
Viu como é útil calcular a área de uma figura?
Significado do perímetro de uma figura
O perímetro de uma figura é o tamanho da linha de contorno dessa figura.
Em polígonos, o perímetro é obtido somando as medidas dos lados da figura. Por exemplo, em um quadrado, basta somar as medidas dos quatro lados e teremos o perímetro.
Já em um círculo, o perímetro é a medida da circunferência pela qual ele é limitado. É como se pudéssemos fazer um corte na linha que forma o círculo, esticá-la e medir com a régua o seu tamanho. Esse tamanho é o que, na geometria, chamamos de perímetro.
Então, se quisermos saber quantos metros vamos ter que andar para dar uma volta completa em uma praça, por exemplo, o que temos que fazer é calcular o perímetro de um círculo com as medidas dessa praça.
Para as figuras geométricas planas mais comuns, temos fórmulas que facilitam e agilizam o cálculo do perímetro e da área. Veja a seguir quais são elas.
Áreas e perímetros de figuras planas
Triângulo
O triângulo é um polígono de três lados.
Retângulo
O retângulo é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos. Possui quatro ângulos internos retos, que são os ângulos de 90º.
Quadrado
O quadrado é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos e todos os lados têm o mesmo tamanho, são congruentes. Possui quatro ângulos internos retos.
Círculo
O círculo é uma figura fechada, limitada por uma circunferência de raio r. O valor de nas fórmulas abaixo é aproximadamente 3,14.
Trapézio
O trapézio é um polígono de quatro lados. Dois desses lados, chamados de base maior e base menor, são paralelos.
Losango
O losango é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos e todos os lados têm o mesmo tamanho, são congruentes. A diferença entre um losango e um quadrado, é que no losango os ângulos internos não são ângulos retos como no quadrado.
Leia também:
- Cone
- Relações métricas no triângulo retângulo
- Teorema de Pitágoras – História, fórmula, Triângulo Pitagórico
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.