A arte gótica foi uma expressão artística criada durante a Baixa Idade Média que se propagou, inicialmente, como um estilo arquitetônico no continente europeu.
Por ser uma arte especialmente religiosa, ela é vista como o êxito da Igreja Católica. Vigorou até o Renascimento (séc. XIV ao XVI).
Arte gótica – Resumo
A arte gótica é considerada o oposto da arte românica, presente nas construções medievais, principalmente nas basílicas e mosteiros.
Quando foi criada, essa expressão artística não recebeu o nome gótica. O termo foi criado posteriormente por Giorgio Vasari (1511–1574), um dos principais nomes do Renascimento.
Ao cunhar esse nome, Vasari quis demonstrar que a mesma possuía características bárbaras e monstruosas, tal qual os godos, povos bárbaros que invadiram o Império Romano durante a sua decadência. Assim, ele adotou tal expressão pejorativa para manifestar seu desprezo à arte gótica.
Somente no século XVIII esse olhar preconceituoso foi superado por uma nova perspectiva em relação ao estilo gótico. É importante salientar que ele não se resumiu à arquitetura, influenciando igualmente a pintura e escultura.
Características da arte gótica
Vejamos as principais características da arte gótica:
- Vitrais com temas religiosos
- Edificações verticais
- Simbolismo religioso
- Naturalismo
- Movimento às obras
Arquitetura gótica
Diferentemente do estilo românico, no estilo gótico as construções possuem características mais leves, que visam uma maior luminosidade no interior das estruturas, compostas por janelas e vitrais delicadamente trabalhados.
O que mais se destacava na arquitetura gótica eram as catedrais construídas em altas estruturas, com formatos verticalizados, dando a impressão de estarem direcionadas para o céu.
As colunas e paredes que sustentam as igrejas góticas são leves e finas, e, ao contrário das construções românicas, que possuíam somente um portal para entrar nas catedrais, as góticas possuem três portais.
Além disso, a arte gótica visava mostrar a pequenez do homem diante da grandiosidade das construções.
Pintura gótica
A pintura gótica buscou expressar o naturalismo e o simbolismo religioso. Os vitrais visavam ensinar sobre a religião aos expectadores, além de emocioná-los a partir de imagens que simbolizavam os sacrifícios de Cristo.
A pintura também esteve presente nos manuscritos, local em que se aproximou das formas escultóricas. É comum, nessas iluminuras, a luz ser substituída por fundos dourados e os personagens terem pouco volume.
Alguns dos principais nomes da pintura gótica, foram o holandês Jan Van Eyck (1390–1441) e o italiano Giotto di Bondone (1267–1337).
Escultura gótica
A escultura gótica busca a verticalidade além de esboçar um naturalismo capaz de proporcionar movimento e vida às obras.
Geralmente elas complementam a arquitetura por estarem inseridas nos portais, dando a impressão de estarem olhando umas para as outras.
Saiba mais em:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.