Arte Românica

A arte românica surgiu durante a Alta Idade Média com uma forte influência do Império Romano.

0

A arte românica surgiu durante a Alta Idade Média. Influenciada pelo Império Romano, ela dominou toda a Europa Ocidental durante séculos. Predominou na arquitetura das Igrejas Católicas, mosteiros e castelos.

Características da arte românica

As principais características da arte românica são:

  • Horizontalidade
  • Paredes grossas
  • Interior pouco ornamentado
  • Temas religiosos e bíblicos
  • Deformação
  • Colorismo
  • Esculturas em relevos

Arquitetura românica

As construções românicas não possuíam estruturas muito altas. Assim, vários mosteiros, catedrais, conventos e igrejas foram construídos nesse formato.

Utilizavam abóbadas de dois tipos: as de aresta e as de berço. As de berços eram mais simples, com uma estrutura em formato de arco. Como elas possibilitavam pouca luminosidade, além de apresentarem riscos de desabamento, criou-se a abóbada de arestas.

Com isso, as abóbadas de berço eram colocadas em ângulos retos, sobre pilares, formando a abóbada de arestas e criando ambientes mais seguros e iluminados. Vejamos na imagem a seguir:

Arte Românica
Abóbada de berço – Abóbada de arestas

As plantas das construções eram em formato de cruz, além de serem feitas em pedra e apresentarem poucas aberturas, como janelas. Tais construções eram chamadas de “fortalezas de Deus”.

Arte Românica

Pintura românica

A pintura românica é marcada por temáticas religiosas e bíblicas. Comumente, elas ornamentavam catedrais e igrejas.

Utilizavam uma técnica denominada de afresco que consiste em fazer a pintura em uma parede úmida. Ocupavam as paredes dos templos, tapeçaria, murais e iluminuras pintadas com temas cristãos.

Na Idade Média, poucas pessoas tinham acesso à leitura e à escrita, por isso, tais pinturas eram utilizadas como uma ferramenta de alfabetizar religiosamente os mais leigos.

Arte Românica

Escultura românica

A escultura românica tinha como principal função ornamentar os templos sagrados, por isso, havia um forte teor religioso, tendo em vista que o teocentrismo foi uma importante característica desse período.

Essas esculturas tinham um caráter antinaturalista e geralmente se localizavam nas paredes das igrejas. No fim da arte românica é possível identificar o realismo nas esculturas.

Arte Românica

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.