Atividades lúdicas – 5 brincadeiras para ajudar no desenvolvimento das crianças
Conheça e saiba a importância das brincadeiras para o processo educativo dos pequenos.
Apesar das brincadeiras mudarem com o passar dos anos, elas são tão importantes para o desenvolvimento educacional das crianças que ultrapassam gerações. Ainda hoje, essas atividades são fundamentais para o aprendizado, seja na escola ou em casa.
A palavra lúdico vem do latim ludos e significa jogos, diversão. Sendo assim, as atividades lúdicas são feita para divertir as pessoas envolvidas.
Mas, afinal de contas, por que as brincadeiras são tão importantes no desenvolvimento infantil? A resposta é simples: o ato de brincar é uma ferramenta essencial para desenvolver noções culturais, espaciais, além da memória, atenção e imaginação.
Por conta da característica formadora das brincadeiras lúdicas, é fundamental que elas sejam parte da educação infantil. As atividades desenvolvidas pelas crianças nas creches e escolas vão muito além da simples diversão, se tornando um instrumento importante no processo de aprendizado do aluno.
No entanto, as brincadeiras lúdicas não devem ficar apenas na escola. A participação das famílias nesse quesito é fundamental, pois a formação das crianças é um processo contínuo e que também acontece fora do ambiente educacional.
Confira a seguir uma lista de atividades lúdicas. Ótimas opções para serem feitas na escola ou em casa. Você vai ver que não é preciso de muito, uma dose de criatividade já é capaz de produzir brincadeiras muito interessantes. Vamos lá!
Pintura
A pintura é uma brincadeira lúdica bastante completa. Através dela, a criança desenvolve coordenação motora, criatividade e noção espacial.
Nessa atividade, é válido utilizar diversos materiais para que o exercício não fique repetitivo. Tinta guache, lápis de cor, giz de cera, todos esses objetos podem ser utilizados para estimular o interesse da criança.
Tente escolher um local apropriado onde a criança possa liberar sua criatividade. Nessa brincadeira lúdica, limitar a essência da pintura pode não ser uma boa.
Cabana
Esta brincadeira é antiga, mas sempre válida. Ela consiste em montar uma espécie de cabana e deixar a criatividade rolar solta.
Algumas crianças podem imaginar que se trata de um forte ou um clube de amigos. A montagem é simples e pode ser feita com objetos disponíveis em casa.
Você pode usar um lençol e prendê-lo em diferentes partes do ambiente. Em seguida, basta pegar cobertas ou colchões e colocar embaixo da cobertura. Pronto!
Alfabeto das frutas
Esta é uma brincadeira super simples, além de rápida, dinâmica e divertida. Podendo ser praticada na sala de aula ou em casa, ela consiste em fazer com que a criança fale uma fruta para cada letra do alfabeto. Por exemplo:
Frutas com A – acerola;
Frutas com B – banana;
Frutas com C – caju;
Frutas com D – damasco.
O alfabeto de frutas é uma ótima forma dos pequenos aprenderem novas palavras e construírem um vocabulário cada vez maior. Se quiser aprimorar, leve algumas das frutas picadinhas para servir.
Jogos de tabuleiro
Além de estimular a criatividade e a imaginação, as brincadeiras lúdicas também são usadas para desenvolver o raciocínio lógico das crianças.
Nesse sentido, os jogos de tabuleiro são excelentes ferramentas para aprimorar a capacidade de síntese e organização dos pequenos.
Eles também são importantes aliados no ensino das ciências exatas e resolução de problemas.
Cantiga de roda e música
A música é uma ótima forma de estimular a comunicação e coordenação da criança. Além disso, essa atividade lúdica estimula o processo de alfabetização e aprendizado de conceitos culturais.
O Brasil tem diversas cantigas folclóricas que podem ser usadas, como Cai, Cai, Balão e O Sapo Não Lava o Pé.
Leia também:
- Brincadeiras regionais
- Brincadeiras ao ar livre – 8 sugestões de atividades ao ar livre para crianças
- Brincadeiras com bambolê
- 60 Desenhos de flor para colorir e brincar com as cores
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.