Brincadeiras juninas para Educação Infantil

As festas juninas são comemorações cheias de cultura e diversão. Confira brincadeiras juninas para Educação Infantil!


As festas juninas são comemorações tradicionais brasileiras derivadas das festas de santos populares em Portugal, como Festa de Santo Antônio, Festa de São João, Festa de São Pedro e Festa de São Paulo.

Como sinalizado pelo nome, as festas ocorrem no mês de junho e possuem diversas tradições para toda a família. Além disso, um atrativo das comemorações são as comidas oferecidas, como pipoca, canjica, pamonha e muito mais.

Para comemorar essa tradição brasileira com as crianças, confira brincadeiras juninas para Educação Infantil!

Danças tradicionais

Festa junina infantil
Brincadeiras de festa junina – Danças tradicionais

Como o Brasil é um país extremamente rico culturalmente, cada região possui danças tradicionais de festa junina. Sendo assim, procure uma dança divertida para realizar com as crianças.

Bumba meu boi

Folclore da região Nordeste - Bumba-meu-boi
Brincadeiras de festa junina – Bumba meu boi

O Bumba meu boi é uma lenda popular da região Nordeste do Brasil e pode ser incorporado em uma apresentação infantil. Para isso, separe as partes, prepare fantasias e chame os familiares para assistir ao espetáculo!

Pescaria

Pescaria
Brincadeiras de festa junina – Pescaria

Em uma piscina inflável, coloque peixinhos de plástico com ganchos e entregue varas de pescar de plástico, para evitar acidentes. Peça que os jogadores tentem pegar os peixes, ganhando aquele que recolher mais no tempo previsto.

Para diversificar a brincadeira, classifique os peixes por cor que correspondem a uma quantidade de pontos como 5, 10 e 20. Assim, ganha aquele que acumular mais pontos. Além disso, há a possibilidade de entregar prêmios aos vencedores.

Corrida de saco

Corrida de saco
Brincadeiras de festa junina – Corrida de saco

Como o milho é a base das comidas dessas festas tradicionais, há sacos de milho de sobra para brincar. Com este material, faça uma corrida em que os participantes devem pular dentro do saco até a linha final.

Boliche de lata

Boliche de lata
Brincadeiras de festa junina – Boliche de lata

Com latas recicladas, organize uma torre ou um triângulo. Em seguida, peça que o jogador dê pelo menos 5 passos para trás. O objetivo é lançar uma bola ou um saquinho de arroz e derrubar o máximo de latas possível.

Correio elegante

Correio elegante
Brincadeiras de festa junina – Correio elegante

Essa brincadeira é muito esperada por adolescentes, mas pode ser incorporada em comemorações de qualquer idade. Para fazer, escolha uma pessoa para ser o mensageiro, carregando uma cesta com cartinhas e uma caneta.

Durante a festa, os convidados pagam um preço baixo, como um real, para enviar uma mensagem de amor pronta ou autoral ao colega. Também, é comum anexar um bombom por um valor a mais. Assim, o mensageiro vai até o colega e entrega a carta, podendo revelar o autor se este desejar.

O dinheiro recolhido normalmente é destinado à doação, sendo assim uma brincadeira ótima para conseguir fundos e ajudar a comunidade!

Boca de palhaço

Boca de palhaço
Brincadeiras de festa junina – Boca de palhaço

Em uma cartolina firme ou em uma tábua de madeira, faça um círculo de no mínimo 15 cm. Por volta do círculo, desenhe o rosto de um palhaço, utilizando o buraco como a boca.

Assim, os jogadores devem se distanciar e arremessar uma bola ou saquinho de arroz, mirando na boca do palhaço.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More