Folclore da Região Nordeste

Conheça agora o folclore da Região Nordeste do Brasil. Confira suas principais influências e ainda saiba quais as maiores festas, lendas e danças do local.

0

folclore da Região Nordeste do Brasil é muito diversificado já que o local foi influenciado, no período da colonização, por habitantes africanos, europeus e indígenas.

A cultura do local, mesmo com essas variações, é bastante particular e típica. Isso se justifica pela região ter sido o primeiro local colonizado pelos portugueses, ainda no século XVI.

Toda a riqueza cultural do Nordeste é muito visível. A começar pelas festas, que costumam ser as mais reconhecidas do país, com elementos que não se encontram em outros locais. Da mesma forma a dança, culinária e literatura.

Além disso, o folclore da região é composto por várias lendas, podendo destacar a do Papa figo, ou “homem do saco” e Barba Ruiva.

Saiba mais sobre o folclore da Região Nordeste do Brasil.

Festas da Região Nordeste

Conheça as principais festas da Região Nordeste:

Carnaval

Folclore da região Nordeste - Carnaval
Folclore da Região Nordeste – Carnaval

Apesar de existir um grande destaque dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, o Carnaval de Salvador conta com a maior festa popular do planeta, segundo o Guinness Book.

Nas festas, destacam-se danças como frevo e maracatu, além dos Bonecos de Olinda.

Bumba meu boi

Folclore da região Nordeste - Bumba-meu-boi
Folclore da Região Nordeste – Bumba meu boi

A festa se destaca no Maranhão. A brincadeira foi exportada para o estado do Amazonas e agora acontece em grande parte do país.

O enredo consiste na história de Catirina, que grávida e tem o desejo de comer a língua do boi do Capitão.

De acordo com pesquisas, com o processo de aculturação, a festa passou a ser conhecida como boi-bumbá em outras regiões.

Festas Juninas

Folclore da região Nordeste - Festas Juninas
Folclore da Região Nordeste – Festas Juninas

Em Caruaru, que é a “capital do forró”, e em Campina Grande, acontecem as maiores Festas Juninas do país. Ambas as cidades festejam durante todo o mês de junho e as principais atrações são os fogos.

Danças da Região Nordeste

Dentre as danças da Região Nordeste, pode-se destacar o frevo, que se faz presente principalmente no Carnaval de Recife, e a capoeira, o misto de dança e luta, criada por escravos e seus descendentes. Confira:

Frevo

Folclore da região Nordeste - Frevo
Folclore da Região Nordeste – Frevo

O frevo, com fantasias típicas e guarda-chuvas coloridos, marca os carnavais da região. Os dançarinos costumam executar coreografias individuais, com movimentos rápidos e frenéticos.

Capoeira

Folclore da região Nordeste - Capoeira
Folclore da Região Nordeste – Capoeira

A capoeira é um misto de dança e luta. Segundo alguns estudiosos, foi criada pelos escravos e seus descendentes como um meio de defesa, levando como base as tradições africanas.

Lendas da Região Nordeste

Conheça agora algumas lendas da Região Nordeste:

Papa-figo

Folclore da região Nordeste - Papa figo
Folclore da Região Nordeste – Papa-figo

A lenda do Papa-figo, também conhecido como o “homem do saco”, relata um homem velho e maltrapilho que captura crianças e as coloca em um saco.

Barba-ruiva

Folclore da região Nordeste - Barba Ruiva
Folclore da Região Nordeste – Barba-ruiva

De acordo com a lenda, existe um homem que sai das águas dos rios como criança; à tarde, torna-se um jovem de barba ruiva; e à noite, um velho com barba branca. A história se passa no Rio Paranaguá, Piauí.

Comidas típicas da Região Nordeste

Confira algumas comidas típicas da Região Nordeste:

  • Casquinhas de caranguejo
  • Vatapá
  • Moqueca de peixe
  • Bobó
  • Carne de sol
  • Mungunzá

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.