Celtas

Os celtas formaram uma das civilizações mais ricas da Antiguidade.


Os celtas são um dos povos da Idade Antiga que se fixaram no continente europeu e constituíram uma das civilizações mais ricas do mundo antigo.

Suas origens vêm do processo de desenvolvimento da Idade do Ferro, por isso, acredita-se que eles foram os primeiros a manusear o ferro e a metalurgia na Europa.

O reconhecimento deste povo se define pelo compartilhamento da língua céltica e de uma cultura material específica.

Por não ser uma civilização com unidade, os povos celtas se subdividiram em vários povos, como os gauleses, batavos, belgas, gálatas, eburões, trinobantes, bretões, escotos e caledônios.

Localização dos povos celtas

Inicialmente, os celtas se fixavam na região da Irlanda, mas, com o passar do tempo, se espalharam por todo o continente europeu.

Esses povos habitaram regiões que atualmente correspondem a França, Inglaterra, Eslováquia, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Alemanha, Holanda, Irlanda, República Tcheca, País de Gales, Áustria.

Celtas
Localização dos povos celtas.

Economia dos celtas

A economia dos celtas estabeleceu relações comerciais com variados povos da Antiguidade.

No século VI a.C., eles se relacionaram com povos estrangeiros. Tal fato pode ser comprovado pelo descobrimento de objetos etruscos e chineses nas regiões dominadas pelos celtas.

Além disso, as técnicas agrícolas adotadas pelo povo celta eram bastante avançadas se considerarmos o período.

Sociedade celta

A organização social celta se dava por meio de clãs. As diversas famílias partilhavam as terras produtivas e protegiam suas cabeças de gado, que eram propriedade de cada família.

A sociedade celta era organizada através de uma hierarquia social ampla, integrada pela:

  • Classe nobiliárquica
  • Homens livres
  • Servos
  • Artesões
  • Escravos

Os sacerdotes, chamados de druidas, obtinham grande influência e prestígio.

Religião celta

A religião celta se caracterizava por vários deuses, detentores de poderes únicos. Esses deuses poderiam representar algum elemento animal ou da natureza.

Com o tempo, algumas divindades e mitos foram introduzidos pelo paganismo dos romanos, além de serem incorporados em alguns santos cristãos.

Por serem politeístas, eles realizavam vários rituais e festas para homenagear os deuses. Em alguns desses eventos ocorriam sacrifícios humanos.

Cultura celta

A cultura celta era bastante dinâmica. Os povos celtas se destacaram no artesanato, com esculturas imbuídas de um caráter religioso, pois o real intuito desses objetos era espantar os espíritos ruins ou homenagear as divindades.

Além disso, eles adotavam técnicas que valorizavam a arte abstrata, representada em vários desenhos geométricos e em forma de espirais.

A música celta era tocada pelos druidas, bardos, trovadores e dançarinos. Acompanhada por vários instrumentos, tais como gaita de foles, flautas e harpas.

Ela carregava consigo um caráter religioso. Atualmente, integra a música folclórica escocesa e irlandesa.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More