Clima litorâneo úmido brasileiro

O clima litorâneo úmido brasileiro abrange as regiões nordeste e sudeste, do Rio Grande do Norte ao estado de São Paulo. É um clima úmido e quente.

0

O clima litorâneo úmido brasileiro abrange tanto a região nordeste quanto a região sudeste do Brasil. Considerado um clima quente, as temperaturas das cidades do nordeste são mais elevadas do que as da região do Rio de Janeiro e São Paulo.

Localização

O clima litorâneo úmido brasileiro, como o próprio nome diz, incide em muitas regiões do litoral do Brasil. A sua extensão vai desde a região costeira do Rio Grande do Norte até o estado de São Paulo.

Mapa dos climas do Brasil

Características

As características principais do clima litorâneo úmido brasileiro são:

  • Clima úmido e quente;
  • Verão chuvoso e inverno com poucas chuvas;
  • Índice pluviométrico alto (média de 2.000 mm anual);
  • Ocorrência de chuvas orográficas;
  • Existência de duas estações principais: uma estação quente e úmida, outra fria e consideravelmente úmida.

Fatores climáticos

O clima litorâneo úmido brasileiro é um clima quente e úmido, similar ao da Amazônia, mas com uma amplitude térmica superior.

Em grande parte do ano, a massa tropical atlântica o influencia. Porém, durante o inverno, a massa polar atlântica avança e ocasiona na redução das temperaturas, principalmente nas faixas do sul.

PUBLICIDADE

Umidade

Na região há relevos que limitam a umidade dos ventos que permeiam os sentidos leste-oeste e norte-sul. Diante disso, há chuvas orográficas e a menor incidência de umidade no interior do país ao decorrer do ano.

As médias de pluviosidade do clima litorâneo úmido brasileiro ficam entre 1500 e 2000 mm.

Chuvas

As chuvas em ambos os trechos do litoral, nordeste e sudeste, são centradas em estações do ano diferentes, isso conforme a região situada.

No nordeste brasileiro, as águas caem nas estações do outono e do inverno, enquanto no sudeste elas são mais abundantes durante as estações da primavera e do verão.

As chuvas orográficas acontecem nas regiões serranas, como é o caso da Chapada Diamantina, Chapada da Borborema e Serra do Mar.

Temperatura

A temperatura média anual do clima litorâneo úmido brasileiro é de 23°C, com uma variação térmica baixa. De modo geral, no inverno os termômetros costumam ficar por volta de 21°C e no verão em 25°C.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.