Como cuidar de bonsai – Cuidados e manutenção da árvore

Continue lendo para aprender quais cuidados tomar com o seu bonsai.

O bonsai é uma árvore em miniatura que é cultivada em vasos pequenos em ambientes internos. O nome bonsai é de origem japonesa e pode ser traduzido como “plantado em uma bandeja”.

Apesar do nome ter origem japonesa, acredita-se que os bonsais tiveram início na China, por volta de 700 d.C., através do desenvolvimento de técnicas para a criação de plantas anãs.

Segundo o zen-budismo japonês, a técnica de cultivar pequenas árvores pode representar o cultivo de todo o universo.

Confira como cuidar de bonsai!

Como cuidar de um bonsai

Para que seu bonsai esteja sempre bonito, alguns cuidados devem ser tomados. A escolha da árvore é muito importante, pois isso influencia diretamente o local onde ele será cultivado.

O bonsai precisa de pelo menos algumas horas com boa luminosidade todos os dias e estão sujeitos aos efeitos das estações do ano como as plantas em tamanho real.

Sem o Sol, os galhos da sua árvore podem estiolar (se esticar em direção ao Sol) e sua planta ficará feia e enfraquecida.

Por isso, conhecer bem os hábitos da espécie que você escolher para cultivar é muito importante, prefira espécies que pertençam ao clima do local onde você vive, assim a adaptação será mais fácil.

Bonsai com flores
Bonsai com flores

Quando cultivados em ambientes externos, os bonsais precisam ser protegidos de fortes ventos para que a estrutura de crescimento não seja abalada.

O solo do bonsai precisa conter terra adubada com húmus de minhoca e ele deve ser plantado em locais com boa drenagem, podendo ser usados cascalho fino no fundo do vaso para evitar o acúmulo de água.

Usar um adubo com boas concentrações de nitrogênio, fósforo e potássio é muito importante, principalmente para bonsais que dão flores e frutos.

Bonsai com frutos
Bonsai de frutas

As regas do bonsai devem ocorrer sempre que o substrato estiver seco. Podem ser usados nebulizadores ou borrifadores de água para umedecer as folhas da planta.

Os bonsais cultivados em ambientes externos precisam de mais cuidados com as regas, e os cultivados dentro de casa precisam de mais cuidados com as adubações de meses em meses.

Bonsai
Bonsai

A poda é muito importante para os bonsais serem moldados e receberem um formato. Geralmente são podadas as regiões apicais do caule para que o bonsai pare de crescer para cima e as gemas laterais sejam estimuladas.

Você pode escolher os galhos que quer cultivar e retirar os outros, criando um design único para seu bonsai. A modelagem do bonsai pode ficar a critério da sua imaginação, decida o local da poda e direcione o crescimento dos outros galhos usando arames.

Bonsai - Poda
Bonsai – Poda

A cada 2 anos é necessário trocar o vaso do bonsai por um que ofereça mais espaço. Quando você for fazer essa troca, aproveite para podar o excesso de raízes do bonsai.

Lembre-se de preparar a terra do novo vaso com húmus e adubação necessária.

Bonsai - Troca de vaso
Bonsai – Troca de vaso

O controle de pragas no bonsai é relativamente fácil pelo pequeno porte das plantas. Inspecione as folhas e flores com frequência e retire as partes afetadas.

Água em excesso, falta de luminosidade, locais sem circulação de ar podem favorecer o aparecimento de patógenos nos bonsais. Para algumas pragas, pode ser usado o pó de fumo diluído em água nas proporções descritas na embalagem.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More