O alecrim é uma erva aromática usada em muitas receitas culinárias e bebidas, onde o aroma e sabor do alecrim fazem a diferença nos pratos.
Desde a Grécia Antiga, ele também é conhecido por ser utilizado de formas medicinais, como fortificante cerebral e melhorador de memória.
Além disso, o alecrim possui terpenos, que são ótimos antioxidantes, podem atuar contra bactérias e sintomas depressivos.
Aprenda como plantar alecrim
O alecrim é uma planta resistente e que aguenta longos períodos sem água, podendo ser cultivado inclusive em locais áridos e pedregosos.
A planta de alecrim é grande e precisa ter espaço para se desenvolver bem, entretanto, o plantio em pequenos vasos é comum para facilitar a colheita.
Ele pode ser cultivado através de sementes e galhos, mas a forma mais fácil é através de mudas que, geralmente, são vendidas em grandes mercados, hortas e viveiros.
Apesar de resistir bem a ambientes com pouca água, o alecrim não tolera temperaturas extremas e, por isso, é indicado que ele seja plantado em locais com luz solar indireta e pouco úmidos.
O solo deve estar sempre úmido no início do cultivo, até que as raízes estejam bem fixadas. Depois disso, as regas podem ocorrer a cada três ou quatro dias, dependendo da região em que você mora.
Quando plantadas em canteiros, as mudas devem ficar a pelo menos 80 cm de distância umas das outras para que tenham espaço suficiente para se desenvolver.
Após 90 dias do plantio, o alecrim pode começar a ser colhido, mas o ideal é esperar mais tempo para que a planta se desenvolva melhor e tenha mais propriedades aromáticas.
Problemas comuns no cultivo de alecrim
Os principais problemas que você pode enfrentar no cultivo de alecrim é o excesso de regas, que deixam o solo encharcado fazendo com que as raízes apodreçam e a planta não se desenvolva.
O alecrim não tolera o excesso de calor, mas é importante que ele receba luz solar para que a planta realize fotossíntese e não fique vulnerável para sofrer ataque de pragas.
Por isso, é importante escolher um local adequado para sua planta e um vaso com bom sistema de drenagem.
Veja também:
- Como cultivar hortelã – Aprenda como plantar, cuidar e outras dicas importantes
- Como cuidar de margaridas
- Como cuidar de suculentas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.