Como fazer um portfólio

Um portfólio, de acordo com a vaga, pode ser obrigatório ou opcional. Em todo caso, é uma ferramenta importante para se apresentar.

0

Em um processo seletivo para uma vaga, o recrutador precisa conhecer o candidato e escolher o que melhor atende às necessidades da instituição.

Para que o candidato se apresente, há várias formas. Entre elas, o currículo, o meio mais comum entre os processos seletivos. Também, há a carta de apresentação, que consiste em um texto mais detalhado e persuasivo sobre o candidato.

Além dessas opções, pode ser apresentado o portfólio. Para saber como fazer um portfólio, confira este artigo!

1. Escolha o formato

O portfólio deve ser apresentado para mostrar o seu trabalho e trajetória como profissional. Sendo assim, é específico para a vaga que deseja preencher. Com isso em mente, escolha o formato mais adequado.

O formato pode ser em apresentação como PowerPoint, revista física, revista digital, colagem, entre outros.

2. Selecione os projetos

Para se apresentar da melhor forma, selecione os projetos que são pertinentes ao seu objetivo. Portanto, procure incluir aqueles que evidenciam suas qualidades e ações e, naturalmente, possuem a sua atuação.

Além disso, insira no portfólio os projetos que demonstram sua evolução e sua capacidade de melhorar ainda mais.

3. Organize o portfólio

Para facilitar a compreensão e absorção do conteúdo apresentado, assim como possibilitar a rápida revisão, é necessário organizar o portfólio.

Assim, a organização deve estar de acordo com a necessidade específica e a sua estratégia de apresentação. Com isso, um exemplo de estruturação é o índice.

4. Seja honesto

Quando for apresentar o portfólio, seja honesto e fale sobre suas qualidades que seriam valiosas para o objetivo.

Além disso, exponha seus erros passados e o que aprendeu com eles. Dessa forma, o recrutador verá sinceridade quando você se exaltar e quando explicar como evoluiu.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.