Demagogia

Demagogia é o conceito utilizado para se referir a indivíduos que pretendem manipular a população.

0

Demagogia é um conceito grego que significa a arte de conduzir o povo. Durante parte da antiguidade, o termo não possuía um sentido pejorativo. Ele era usado para se referir aos filósofos da Idade Antiga.

Com o passar do tempo, esta palavra sofreu alterações e passou a ser adotada para caracterizar líderes que tinham ações questionáveis, principalmente em relação à democracia.

Sendo assim, demagogia passou a ser vista como uma estratégia política que se utiliza de preconceitos, medos, emoções e esperanças para obter o poder.

Mesmo sendo associado ao âmbito político, este conceito pode ser empregado para se referir a artistas, comunicadores, professores, entre outros profissionais.

Origem

Durante a Grécia e Roma antiga, o indivíduo demagogo era o responsável por representar a população excluída da política.

De acordo com o filósofo grego Aristóteles em sua obra A Política, a demagogia estava estreitamente associada ao mal uso da oratória que arregimentava um número considerável de pessoas para apoiar um político.

Assim, este conceito se relacionava com os interesses de um grupo específico da República.

Significado de demagogia

Atualmente, o significado de demagogia possui uma carga negativa para qualquer político. O sujeito chamado de demagogo é o que profere discursos e pratica atitudes consideradas destorcidas para a realidade.

De modo geral, o político demagogo é o que modifica informações e pratica ações que legitimam seus próprios interesses que nada têm a ver com as demandas da sociedade.

Assim, a demagogia perpassa por grandes promessas que visam o benefício próprio, pois jamais serão cumpridas.

Existem vários argumentos que aproximam esse termo do conceito de populismo. Entretanto, é importante destacar que o populismo é uma experiência política que possui um período histórico específico. Por isso, ele não pode ser considerado uma variação da demagogia.

Discurso demagógico

Para garantir sua manutenção no poder, o demagogo se apoia em diversas estratégias que contribuem para a construção de uma imagem positiva do representante político.

O discurso demagógico possui características específicas, tais como:

  • Falso dilema
  • Omissão
  • Falácia
  • Tática de distração
  • Demonização
  • Redefinição de linguagem

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.