Guerra civil

Guerra civil é um conflito que envolve grupos rivais que habitam o mesmo território.

0

O que é guerra civil? Guerra civil é um conflito violento entre pessoas do mesmo território que disputam o poder. Também pode ser assim chamada a guerra do Estado contra um determinado grupo dentro da mesma nação.

De modo geral, a guerra civil é uma disputa entre facções dentro de um território que não ameaça os países que não se envolvem na contenda.

Geralmente, o objetivo desse tipo de conflito é controlar a região, visando modificar a estrutura política, a independência ou questões religiosas e econômicas.

As guerras civis podem contar com a participação popular e com o envolvimento das forças armadas regulares, desencadeando em altas despesas, além de inúmeras vítimas.

Significado de guerra civil

As guerras civis estiveram presentes em vários momentos da História. A queda do Império Romano se deu em razão de conflitos entre as variadas regiões do império.

Geralmente, a guerra civil ocorre quando há instabilidade política no país. Com isso, os grupos armados se organizam e ocupam o poder utilizando a força como principal ferramenta.

Com isso, ocorrem conflitos violentos que exterminam indivíduos pertencentes à mesma nação. É importante salientar que os grupos que se envolvem em uma guerra civil podem ou não receber recursos do exterior.

Exemplos de guerras civis

Selecionamos dois dentre os vários exemplos de guerras civis para caracterizar a guerra entre grupos ou entre Estado e opositores pertencentes ao mesmo território.

Guerra Civil Americana (Guerra de Secessão)

A Guerra Civil Americana ocorreu nos Estados Unidos entre os anos de 1861 a 1865. Ela se caracterizou pelo conflito entre duas regiões do país, o norte e o sul, que representavam ideias, posturas e costumes distintos entre si.

A ruptura entre ambas se deu a partir do momento em que os estados do sul optaram por manter o sistema escravocrata, em oposição aos estados do norte, que lutavam pelo fim da escravidão.

Com isso, os representantes sulistas decidem por uma ruptura total com os nortistas. Assim é decretada a secessão, isto é, a separação do que até então havia sido as Treze Colônias.

Os estados do sul criam, então, os Estados Confederados da América. No entanto, nenhum país ratifica a existência desta nova nação.

A consequência foi um conflito violento entre dois grupos opositores que possuíam a mesma língua e histórias de colonização parecidas.

Tanto os estados do sul quanto os do norte possuíam exércitos profissionais, mas que não foram vistos como suficientes para os campos de batalha. Sendo assim, a população civil foi convocada para participar do conflito.

Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que ocorreu entre os anos de 1936 a 1939. Foi considerado um dos enfrentamentos mais relevantes do século XX.

Ela é vista como um experimento da Segunda Guerra Mundial, pois comunistas, fascistas e liberais se enfrentaram diretamente.

A guerra consistiu na divisão de dois grupos. O primeiro defendia a permanência do governo republicano, instalado desde 1931.

Já o segundo grupo, composto por nacionalistas, desejava derrubar o sistema republicano e implantar um governo autoritário.

O conflito durou três anos e terminou com a vitória dos nacionalistas, comandados por Francisco Franco e apoiados pela Alemanha e Itália, que viviam um processo de ascensão do autoritarismo.

Milhares de pessoas morreram e diversos republicanos se exilaram.

Guerra civil e genocídio

Uma importante característica das guerras civis é o aniquilamento de um grupo específico. Após o Holocausto, ocorrido na Segunda Guerra Mundial, tal ação passou a ser chamada de genocídio.

As pessoas que o praticam afirmam que estão defendendo determinados grupos ou a nação. O Estado, ao atacar grupos com características religiosas, étnicas ou socioeconômicas específicas, alega que tal ação é em prol da garantia da ordem.

O século XX foi marcado por diversas guerras civis que adotaram o genocídio como a principal ferramenta contra a população.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.