Mitologia egípcia: conheça todos os deuses do Egito!
A influência das divindades era exercida sobre todos os aspectos da vida do povo egípcio, tanto da realeza quanto de seus súditos.
A mitologia é o conjunto dos deuses de um determinado povo, além do estudo dos mitos, suas origens, significados e evolução. De forma mais clara, é a história de personagens sobrenaturais cercados de simbologia e veneração.
Quando falamos, então, da mitologia egípcia, estamos nos referindo a todo o universo de mitos, estórias e lendas povoaram o Egito Antigo até a chegada no Cristianismo. A coleção trata das ações dos deuses como forma de compreender o cosmos.
A verdade é que a mitologia é um dos pontos de partida para estudar esse povo tão complexo e misterioso. Mesmo porque a influência dos deuses sobre a vida dos egípcios se estendia a todas as esferas, tanto para a realeza quanto para pessoas comuns.
Entendendo a mitologia egípcia
Na maior parte das civilizações antigas, a visão dos elementos da natureza se relacionada às manifestações divinas de algum ente superior. No Egito, a relação ultrapassa as meras manifestações e os três elementos principais são os próprios deuses.
Na base da mitologia, está Rá, o Deus Sol, acompanhado de Osíris (Terra) e Hapi (Nilo). Esse caráter simplista acabou modificado ao longo do tempo mas, nota-se a forte relação dos deuses com as ações cotidianas dos egípcios.
A religião do Egito Antigo era politeísta, isto era, cultuavam diversos deuses e cada um tinha suas próprias características e funções. Os deuses eram onipresentes e metamórficos, ou seja, representados sob a forma humana ou com cabeça de animais.
As divindades guardavam muitas semelhanças com os seres humanos, como nascimento, envelhecimento, morte, sentimentos, nomes e necessidades físicas. Porém, eram excepcionais em seus poderes, como o de transformação.
O culto aos deuses era muito ligado à crença dos egípcios quanto à vida após a morte. Por isso, preocupavam-se com a passagem para o outro lado, motivo pelo qual procuravam juntar riquezas para oferecer durante a travessia.
Um total de 1.500 divindades explicavam, não só a criação do mundo mas, também, as formas da natureza e os mais importantes aspectos da vida. Outro ponto importante é que, muitas cidades que declararam guerra entre si cultuavam deuses rivais.
Os principais deuses egípcios
Outros deuses
- Khnum, Deus da criatividade, controlador das águas do rio Nilo.
- Ptah, Deus das obras feitas em pedra.
- Sobek, Deus da paciência e astúcia.
- Tefnut, Deusa da nuvem e umidade.
- Anuket, Deusa da água e do Rio Nilo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.