Diferenças entre Socialismo e Comunismo
Confira as diferenças entre socialismo e comunismo!
Socialismo e comunismo são teorias semelhantes, mas não são sinônimos. Segundo estudiosos socialistas, o socialismo é uma etapa que desencadeia no comunismo.
Por ser um sistema ideológico e econômico, os princípios socialistas defendem a igualdade entre todos os membros da sociedade, tornando-se uma importante etapa para a obtenção de uma sociedade comunista.
Somente com a passagem pelo socialismo que a classe trabalhadora ascenderia ao poder, tornando-se a principal governante.
Confira as diferenças entre socialismo e comunismo.
Socialismo
Os ideais defendidos pelos iluministas do século XVIII foram os responsáveis pelo surgimento do socialismo e liberalismo no início do século XIX.
Os conceitos de igualdade e liberdade foram largamente discutidos neste período. O socialismo surgiu a partir de um pensamento que sugeria um modelo cooperativista e harmônico de sociedade, buscando conciliar os princípios liberais e igualitaristas do iluminismo.
Nesse sentido, podemos citar intelectuais como Robert Owen (1771-1858), Charles Fourier (1772-1837) e Saint-Simon (1760-1825). A proposta defendida por esses pensadores foi classificada como socialismo utópico, pois não sugeria uma transformação efetiva da realidade.
O conceito de socialismo utópico foi criado pelos intelectuais relacionados ao socialismo científico, elaborado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895).
Também chamado de marxismo, esta corrente de pensamento criou o materialismo histórico e o materialismo dialético como forma de compreender o processo histórico.
Sendo assim, tal pensamento defendia a proposta revolucionária da ditadura do proletariado, por meio da implantação de uma sociedade socialista, em que a última fase seria o comunismo.
Comunismo
O comunismo só vigoraria quando não só a propriedade, mas os meios de produção pertencessem ao Estado. Caso este momento chegasse, ele se identificaria tão intensamente com a sociedade, que não existiria mais.
Além disso, as pessoas estariam tão envolvidas com o compromisso de praticar o bem comum e promover a felicidade, que alcançariam a liberdade.
Em uma sociedade comunista, não existiriam classes sociais, pois todos seriam iguais e teriam acesso às mesmas oportunidades.
O indivíduo teria a liberdade de exercer vários ofícios, não ficando preso a uma profissão/especialização.
Século XX
No decorrer do século XX, socialistas e comunistas sustentaram algumas diferenças, como os meios para se chegar ao poder.
Os socialistas defendiam que para ascender ao poder, seria necessário conscientizar a população dos males causados pelo sistema capitalista. Por isso, eles se definiam como reformistas. Já para os comunistas, a classe trabalhadora só conquistaria o poder por meio das armas.
É importante salientar que ambos tinham o mesmo inimigo, o fascismo.
Partidos socialistas e comunistas no Brasil
Existem no Brasil diversos partidos que se consideram socialistas e comunistas. No entanto, há os que utilizam alguns princípios do socialismo em seus programas, mas não possuem o real interesse de modificar a estrutura social.
Segue alguns exemplos de partidos socialistas e comunistas:
- PSB (Partido Socialista Brasileiro)
- PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)
- PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados)
- PC do B (Partido Comunista do Brasil)
- PCB (Partido Comunista Brasileiro)
Saiba mais em:
- Movimento operário no Brasil
- A Crise do Socialismo no Leste Europeu
- Lista de exercícios sobre o fascismo na Itália
- Intentona Comunista
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.