Dinâmicas de grupo rápidas e engraçadas para fazer em equipe

O principal objetivo das dinâmicas em grupo está no aumento da produtividade e aperfeiçoamento do trabalho em equipe. Os exercícios desenvolvidos resultam principalmente na melhoria das relações interpessoais da empresa.

0

A prática das dinâmicas em grupo tem ajudado os gestores das empresas a organizar, gerenciar e entender melhor o seu time de funcionários. 

Na prática, as dinâmicas são exercícios que trazem inúmeros benefícios aos colaboradores, sendo os principais: maior incentivo e motivação, aumento da produtividade, melhora no relacionamento interpessoal, comprometimento com as tarefas e maior envolvimento nos trabalhos em equipe.

A aplicação dos seus métodos também fortalece a socialização e a comunicação entre os funcionários dos setores de uma empresa,  potencializando as chances de crescimento e rendimento do ambiente de trabalho.

Qual a importâncias das dinâmicas rápidas em grupo?

Os mecanismo das dinâmicas rápidas são um excelente termômetro para saber como anda o funcionamento da empresa, no que diz respeito ao relacionamento entre seus colaboradores.

Sua prática constante auxilia na manutenção do local de trabalho por meio de aprendizados e novos insights (os famosos “estalos”, percepção e resolução de problemas), aumento do ânimo e da energia das pessoas, além de “quebrar o gelo” e inserir os novos membro às relações interpessoais. 

É importante destacar a troca de informações e experiências entre os colaboradores como um ótimo exemplo do porque as dinâmicas são tão importantes.

O uso dessa tática possibilita com que cada pessoa passe a conhecer e aprender mais sobre a função do colega e, consequentemente, entender melhor seu trabalho e importância na empresa.

Com o foco na gestão de pessoas, as dinâmicas rápidas são responsáveis por alinhar os focos e objetivos da equipe de funcionários. Outro ponto importante a ser citado é a importância da aproximação do líder com os liderados que passa a reconhecer o valor do trabalho de cada funcionário.

O desenvolvimento e melhoria do trabalho em equipe é um dos principais objetivos alcançados pelas dinâmicas em grupo

Quando as dinâmicas em grupo devem ser realizadas?

As dinâmicas em grupo não dispõem de um momento ou hora certa para sua execução. 

No entanto, sua utilização pode ser de extrema ajuda em situações de:

  • Desenvolvimento de alguma habilidade ou competência dos colaboradores;
  • Apresentação de novos membros à equipe, no objetivo de uma melhor integração.;
  • Motivação do trabalho em equipe, sobretudo quando projetos importantes começarão a serem desenvolvidos.

Dinâmicas rápidas para fazer em grupo

Se você procura desenvolver e aplicar o método em sua empresa ou ambiente de trabalho, confira abaixo algumas das dinâmicas de grupo rápidas mais utilizadas pelas empresas:

  • Dinâmica do Desafio

Objetivo: mostrar à equipe de colaboradores a enxergar o lado bom dos desafios, incentivando o grupo para que fiquem mais motivados em relação a novos projetos. 

Como realizar: inicialmente, o orientador precisa dividir a equipe em dois grupos e, se possível, com o mesmo número de participantes em cada lado. 

Em seguida, a sugestão é formar uma grande roda de modo que os membros de cada equipe fiquem de frente uns para os outros de forma intercalada.

Após feito isso, o orientador deve estar munido de uma caixa preta com apenas uma abertura na tampa e que contenha os desafios previamente estipulados.

Ao som de um sinal sonoro, a caixa começa a passar de mão em mão até o momento que pára nas mãos de um colaborador. Este deve retirar de dentro da caixa um papel com o desafio proposto. 

Cabe a ele aceitar ou não o desafio. No final, a equipe que tiver feito mais ponto é a vencedora. 

  • Dinâmica da Ilha Deserta

Objetivo: o principal objetivo da dinâmica está em entender melhor os relacionamentos entre os funcionários da empresa, verificando a qualidade da convivência e de como os colegas enxergam uns aos outro no dia a dia das suas funções. 

Outro objetivo é o de minimizar conflitos internos, gerar mais empatia e união entre os funcionários na melhoria do ambiente de trabalho. 

Como realizar: para a realização desse exercício é necessário lápis, folhas de papel e envelopes em branco. A ideia é imaginar hipoteticamente a situação em que os participantes estão em uma ilha deserta e precisam encontrar uma solução para sair dela. 

Cada participante receberá um desses envelopes e devem responder às questões do tipo:

  • Caso você estivesse perdido em uma ilha deserta, quem do grupo seria uma boa companhia?
  • Se você fosse o ganhador de uma viagem de cruzeiro, quais seriam as três pessoas desse grupo que você convidaria para ir junto?
  • Se você fosse encarregado de organizar uma festa importante ou um evento, qual pessoa do grupo seria um ótimo ajudante?

Após cada integrante responder anonimamente as questões contidas nas folhas e colocá-las novamente no envelope.

O responsável por orientar a dinâmica deve analisar as respostas, somar os pontos das pessoas mais citadas e dar o feedback individualmente e em particular, mostrando sua posição e importância na ação.

dinâmica-em-grupo
O crescimento de uma empresa está diretamente ligado aos desempenho dos seus colaboradores
  • Dinâmica das Mãos Dadas

Objetivo: a finalidade dessa dinâmica está em promover e estimular a liderança de maneira informal entre os colaboradores no esforço de melhorar e ressaltar o trabalho em equipe. 

Com a prática dessa dinâmica, objetiva-se como resultado a construção de um local de trabalho mais sólido e consistente.

Como realizar: para a realização da dinâmica, o orientador/guia vai precisar de um pedaço de cartolina. 

Os participantes devem fazer um círculo de mãos dadas e memorizar quem está tanto do seu lado direito quanto esquerdo.

O próximo passo é posicionar a cartolina no centro da roda e pedir que as pessoas se movimentem pela sala.

 Em seguida, todos os participantes devem-se direcionar ao ponto marcado no meio da sala, tentando ao máximo colocar os dois pés no pedaço de cartolina.

Feito isso, os participantes devem ao dar às mãos aos respectivos colegas do círculo anterior. Tudo isso sem sair do ponto demarcado. 

Ao se unirem para tentar realizar a tarefa, o grupo perceberá que o trabalho em equipe é essencial para a execução e superação dos desafios.

  • Dinâmica da Ilha do Tesouro

Objetivo: essa dinâmica tem como principal objetivo o aperfeiçoamento das relações entre os colaboradores no dia a dia, por meio de estratégias que façam com que o funcionário vista a camisa da empresa e sinta-se parte da equipe.

Como realizar: o realizador/orientador da dinâmica deve dispor como material uma caixa de chocolate e folhas de jornal. 

Divida os participantes em duplas. Coloque um pedaço de jornal na extremidade da sala e sobre ela, a caixa de chocolates na representação da ilha e seu tesouro.

Para cada dupla, é dado também uma folha de jornal, da qual a dupla de participantes deve se posicionar sobre ela. 

O objetivo é chegar à “ilha” movendo-se apenas sobre o jornal, sob o risco de eliminação nos casos de rasgar a folha ou colocar os pés no chão. 

A realização e sucesso da prova só é possível se as duplas trabalharem em equipe e formarem um caminho até a extremidade. 

dinamica-em-grupo

Conteúdo relacionado: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.