Era Meiji

A Era Meiji foi o período marcado por uma intensa modernização do Japão, entre os séculos XIX e XX.


A Era Meiji corresponde ao período que se estendeu de janeiro de 1868 a julho de 1912. Essa fase, que durou mais de quarenta anos, destacou-se por uma acelerada modernização do Japão, transformado em uma potência mundial.

Além disso, esse período foi marcado por intensas transformações sociais, políticas e econômicas, já que Era Meiji foi a responsável por colocar um fim no feudalismo japonês, conhecido como Era Edo (1603-1868), sistema baseado no Xogunato, uma ditadura militar feudal comandada pela família Tokugawa.

Império do Japão

Império do Japão teve seu início em 1868, com a Restauração Meiji e seu fim ocorreu a partir da derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a outorga da Constituição do Japão, em 1947, transformando o país em uma monarquia constitucional.

Sendo assim, a configuração do Japão nos períodos pré-1945 e pós-guerra modificou-se drasticamente. O período Showa (1926-1945) antes da Segunda Guerra, refere-se ao Império do Japão. Já o período Showa (1945-1989) pós-guerra integrou o Estado do Japão.

De todo modo, é importante destacar que o Império do Japão possuiu as seguintes fases:

  • Era Meiji (1868-1912)
  • Era Taishō (1912-1926)
  • Era Showa (1926-1989)

Xogunato e os Samurais

O Xogunato foi um sistema que vigorou no Japão e durou aproximadamente 700 anos. Ele se dividiu em três períodos:

  1. Xogunato Kamakura
  2. Xogunato Ashikaga
  3. Xogunato Tokugawa

Xogum (Bakufu em japonês) é um termo que se refere ao regime feudal vivido pelos japoneses e também à forma como o imperador era chamado, que significava comandante do exército.

Posteriormente, esta palavra passa a carregar outro significado: Líder dos Samurais. Nesse sentido, os Xoguns eram os donos das terras e chefes militares, que ocupavam o posto dos senhores feudais.

Essa fase foi marcada pelo regime militar, em que os samurais eram vistos como os principais guerreiros, ocupando o principal posto do exército.

O fim da Era Meiji representou a exclusão dos samurais que correspondiam a cerca de 6% dos japoneses.

Revolução Meiji

A Revolução Meiji se caracterizou por vários acontecimentos, sendo impulsionada pelos Estados Unidos, na pessoa do almirante Matthew Calbraith Perry, que pressionou o Japão a participar das relações internacionais.

A chegada de Perry, em 1853, obrigou os japoneses a permitirem que seus portos fossem abertos para o comércio com outras nações.

Sendo assim, o antigo regime entrou em colapso, desencadeando na renúncia do então xogum, da era Tokugawa. Era o fim de um governo que administrou o Japão por 260 anos.

Passa a ocupar o poder, o imperador Meiji Mutsuhito (1852-1912), então com 16 anos. Iniciava-se, portanto, a Era Meiji. Ele governou o país até sua morte, que ocorreu em julho de 1912.

Durante seu governo, os portos japoneses foram abertos, possibilitando um rápido processo de modernização, que resultou na transformação do país em uma potência mundial.

Com isso, Revolução Meiji foi a forma encontrada de nomear as inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas vividas pelos japoneses.

O país enfrentou uma acelerada industrialização, modernização e desenvolvimento. De certo modo, a Revolução Meiji representou a Revolução Industrial do Japão.

Características da Era Meiji

Vejamos as principais características da Era Meiji:

  • Fim dos feudos e reforma agrária;
  • Fim do feudalismo, Xogunato e Samurais;
  • Abertura dos portos;
  • Aumento das relações internacionais;
  • Urbanização;
  • Modernização;
  • Unificação do país;
  • Fortalecimento do Estado;
  • Centralização da economia;
  • Adoção da Monarquia Constitucional;
  • Reformas econômicas e políticas;
  • Criação do iene: moeda japonesa.

Milagre econômico japonês

O milagre econômico japonês foi o expressivo avanço econômico vivido pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial, que possibilitou mudanças significativas no país.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More