Estima-se que mais de 1 bilhão de jovens podem ficar surdos; saiba o motivo
No total, foram analisados mais de 19 mil históricos de adolescentes e jovens. Estudo foi publicado pela revista científica BMJ Global Health.
Estima-se que mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens adultos, de 12 a 34 anos de idade, correm o risco de perder a audição, principalmente devido ao uso indevido de fones de ouvido em volumes exagerados e à frequente exposição em locais com músicas extremamente altas.
Recentemente, uma metanálise (estudo comparativo com outras pesquisas do mesmo tema) foi publicada pela revista científica BMJ Global Health. Esta pesquisa contou com a participação de pesquisadores do mundo todo, além de membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“As práticas auditivas inseguras são altamente prevalentes em todo o mundo e colocam mais de 1 bilhão de jovens em risco de perda auditiva“, afirmam os autores do estudo. Apesar da média, este risco pode variar entre 0,67 a 1,35 bilhão. Independente do cenário, os pesquisadores alertam para a “necessidade urgente de priorizar políticas focadas na escuta segura”.
Leia mais: Airpod causa perda auditiva em criança; família processa a Apple
Entenda um pouco mais sobre a pesquisa
Mediante os resultados deste estudo, torna-se necessário ressaltar que a exposição a níveis sonoros muito altos pode causar fatiga e danos a várias células e estruturas sensoriais da orelha em indivíduos de todas as idades. E, claramente, o maior perigo é a exposição contínua, de forma que é possível que a pessoa fique surda ou passe a escutar zumbidos com frequência.
Para este estudo comparativo, os pesquisadores analisaram diferentes pesquisas realizadas entre os anos de 2000 e 2021, a fim de entender e averiguar o impacto causado por práticas auditivas inadequadas. No total, foram analisados mais de 19 mil históricos de adolescentes e jovens. Após o período de análise, a conclusão à qual os pesquisadores chegaram é que, em média, um bilhão de jovens podem ficar surdos por conta de práticas inadequadas em relação à escuta.
Existe um jeito de prevenir a surdez causada pelos fones de ouvido?
O primeiro passo para a prevenção da surdez é diminuir o volume quando escutar algum tipo de chiado no ouvido. Caso não seja possível abaixar o volume, é indicado escutar no menor tempo possível.
Algumas medidas podem custar um pouco mais caro, mas ajudam, e muito, na prevenção da perda auditiva, como o uso de aparelhos antirruídos.
Em caso de eventos, shows e festas, é aconselhado manter uma distância considerável das caixas de som presentes no local. Para as pessoas que trabalham com este tipo de mercado, é indicado comprar protetores de ouvidos, pois as chances de desenvolver a surdez no futuro são bem grandes por conta da exposição contínua.
Os pesquisadores também acreditam que este problema envolve as políticas públicas. “Há uma necessidade urgente de governos, indústria e sociedade civil priorizarem a prevenção global da perda auditiva, promovendo práticas auditivas seguras“, finalizam.
Comentários estão fechados.