Estômago

Continue lendo para conhecer esse órgão tão importante para o sistema digestório.

0

O estômago é um órgão que faz parte do sistema digestório, ele está localizado na região abdominal, abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno e acima do pâncreas.

Ele é caracterizado por uma bolsa com paredes musculosas que realizada uma parte importante do processo digestivo.

Nas suas paredes existem glândulas que produzem suco gástrico, um líquido rico em enzimas que envolvem o bolo alimentar e o transformam em quimo.

Anatomia e histologia do estômago

O estômago é dividido em partes com funções diferentes, a cárdia, o fundo, o corpo e o piloro.

A cárdia é o local de transição entre esôfago e estômago e recebe esse nome por estar muito próximo ao coração, é nela que estão as glândulas secretoras de muco.

O corpo está localizado na curvatura superior do estômago, ele se localiza entre o antro pilórico e a região do fundo e, compreende cerca de 2/3 do volume total do estômago. Juntamente com o fundo, o corpo é responsável por secretar o muco e o suco gástrico.

O piloro é a parte inferior do estômago que possui uma válvula muscular para realizar a comunicação entre estômago e intestino delgado. A passagem do bolo alimentar para o intestino delgado e duodeno é regulada pelo piloro.

Todas as paredes do estômago são revestidas por uma mucosa gástrica que possui um epitélio produtor de muco.

Esse muco irá proteger as paredes do estômago da ação ácida e corrosiva do suco gástrico que está presente dentro do estômago para digerir os alimentos.

Anatomia do estômago
Anatomia do estômago

Funções do estômago

O estômago é um dos órgãos mais importantes para o sistema digestório e sua principal função é a digestão mecânica e química da comida que foi digerida.

Ele armazena os alimentos após a passagem pelo esôfago e realiza parte da digestão com a ajuda do suco gástrico, transformando o bolo alimentar em quimo.

Esse órgão é capaz de absorver pequenas quantidades de água, cafeína e etanol durante a digestão parcial dos alimentos.

O estômago também possui controle de secreção e mobilidade do trato digestório através de hormônios como gastrina, colecistoquinina, secretina e peptídeo inibitório gástrico.

Doenças relacionadas ao estômago

  • Gastrite: lesão inflamatória da mucosa do estômago que pode ser aguda ou crônica. É uma doença comum que pode evoluir para casos graves como hemorragias e úlceras.
  • Úlcera gástrica: é causada por uma ferida no estômago que se agrava sempre que entra em contato com o suco gástrico.
  • Câncer: pode ser causado por diversos fatores como infecções bacterianas, consumo de alguns alimentos, dietas ricas em sal, alimentos contaminados e doenças genéticas.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.