Estudo aponta os danos TERRÍVEIS que a falta de sono causa ao cérebro
Novas pesquisas comprovam o quanto a ausência do sono pode ser prejudicial à saúde e o quanto uma boa noite é imprescindível. Confira!
Não há dúvidas de que uma boa noite de sono é essencial para nosso bem-estar. Quando passamos por noites maldormidas, sentimos os impactos no corpo e mente, enfrentando os desafios do dia com dificuldade.
Agora, um novo estudo vem destacar ainda mais a importância do que é adequado. Ele revela que a privação de sono pode levar nosso cérebro a “devorar” a si próprio, causando danos significativos.
Um grupo de neurocientistas italianos liderados pela Dra. Michele Bellesi, da Universidade Politécnica de Marche, foram responsáveis pela pesquisa, cujos resultados foram publicados no Journal of Neurosciences.
A equipe se comprometeu a entender como o cérebro reage quando está sendo privado do sono adequado. O que aconteceu foi alarmante: processos envolvidos no comportamento autodestrutivo e anormal, após algumas horas de privação de sono.
E a notícia mais preocupante é que os danos resultantes parecem ser irreparáveis. Confira detalhes sobre o estudo!
O cérebro pode se autodestruir quando você não descansa
Nosso cérebro é um sistema extremamente complexo com inúmeras funções e conexões delicadas. Quando entramos em um sono profundo, uma espécie de “equipe de manutenção e limpeza” assume o controle.
Tal equipe é responsável por eliminar elementos antigos e desgastados, bem como reparar danos que possam ter ocorrido. Duas partes cruciais dela são as células microgliais e os astrócitos.
As células microgliais desempenham um papel fundamental na remoção de células nervosas e danificadas por meio de um processo chamado fagocitose.
Por outro lado, os astrócitos coordenam os processos de sinapse, indispensáveis para a comunicação entre as células específicas.
(Imagem: divulgação)
Quando não dormimos o suficiente, tais funções necessárias podem ser interrompidas. Como resultado, as células microgliais começam a atacar células cerebrais em vez de eliminar as danificadas.
O desequilíbrio consegue causar danos irreparáveis no cérebro e contribuir para uma série de problemas de saúde mental e problemas cognitivos.
A pesquisa liderada pela Dra. Michele Bellesi e sua equipe levantam uma preocupação adicional sobre os efeitos da privação do sono em nosso cérebro.
Ela sugere que a destruição de material cerebral útil, causada por essa atividade microglial anormal na ausência de sono, é irreversível.
Isso significa que, mesmo que tentemos compensar as horas de sono perdidas posteriormente, as células danificadas ou destruídas não podem ser recuperadas.
Comentários estão fechados.