Estudos em casa – Como criar o ambiente de estudos perfeito no seu lar?

No quarto, na sala ou até mesmo na varanda, o ambiente de estudos deve ser um local aconchegante e livre de distrações para manter o foco e a produtividade.

0

No período de isolamento social, com todos (ou quase todos) dentro de casa, é necessário reorganizar a rotina, os hábitos e os horários para os estudos. Isso porque a vida continua e os prazos também, portanto aproveite para se preparar para os exames e continuar com as aulas.

A grande questão que paira é que mesmo aqueles que não tinham o hábito de estudar em bibliotecas ou salas de estudo podem estranhar a nova realidade.

Ter concentração, foco e produtividade é um grande desafio no momento atual, tendo em vista que as angústias e tensões sobressaem nos momentos de crise. Portanto, criar um ambiente favorável e sem distrações, lhe motiva a persistir com o hábito de estudar.

O local não importa, pode ser o quarto, a sala, a varanda e até mesmo a cozinha. Basta ser um lugar bem iluminado e livre de ruídos que possam atrapalhar a sua atenção. Então, fica o alerta de se afastar da televisão e do celular, para não cair na tentação de dar uma olhadinha nas redes sociais.

Para te dar uma mãozinha nisso, além de disponibilizar materiais e conteúdos para você continuar com o foco nos estudos, a equipe do Escola Educação listou algumas dicas para criar um ambiente de estudos perfeito na sua casa. Veja a seguir:

1. Escolha e organize o seu espaço

A seleção do local em que irá dedicar os estudos é a primeira etapa e uma das mais importantes. Lembre-se que o espaço deve ser limpo, claro, fresco, organizado e sem distrações, ou com muito pouca.

Caso seja o quarto, organize-o! Arrume a cama diariamente para não voltar para ela, principalmente naqueles dias frios e chuvosos.

2. Elabore um cronograma de estudos

Outro passo essencial na obtenção do conhecimento é a elaboração do cronograma de estudos. Sob posse dele, você vai ter noção do que estudar e em quais dias, organizando os horários para que não se dedique mais a uma disciplina em detrimento de outra.

Sem contar que só você sabe quais objetivos almeja conquistar, seja passar em um exame da escola, ser aprovado em um concurso público, escrever um artigo científico e até mesmo planejar aulas para os alunos.

3. Desligue-se do celular, da televisão e das redes sociais

A distração costuma ser uma das maiores inimigas no momento dos estudos, ainda mais para as pessoas ansiosas e agitadas.

Para evitar, se possível, desligue o celular ou desative as notificações, fique longe do aparelho de televisão e, caso esteja no computador, nada de dar uma conferidinha nas redes sociais.

Isso não quer dizer que você não vá ter acesso aos aparelhos e suas funcionalidades, apenas defina um horário específico para isso.

4. Seja disciplinado e focado

As pessoas mais bem sucedidas são aquelas que seguem com foco e disciplina atrás de suas metas.

Se você possui um propósito de vida e quer conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular ou até mesmo um cargo público, precisa sim abdicar de algumas coisas e seguir com determinação. Acredite, quem planta colhe!

5. Crie uma rotina

Estudar não precisa ser uma tarefa árdua, e nem deve. Por isso é importante criar uma rotina com horários para tudo, incluindo as atividades físicas e culturais, necessárias para a mente respirar e assimilar o conhecimento.

Se seguidas corretamente, você sentirá mais disposição para os estudos. Portanto, é uma questão de treino e disciplina, tornando um hábito.

Desejamos a você bons estudos e que possamos juntos difundir o conhecimento!

Talvez possa lhe ser útil:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.