5 Erros nos estudos que podem prejudicar a aprovação no vestibular

Os estudantes unem todos os seus esforços para estudar e passar no vestibular. Porém, alguns erros podem ser cruciais e atrapalhar a tão sonhada aprovação.

A aprovação no vestibular é o sonho de qualquer estudante que almeja entrar na faculdade. Por isso, todas as forças dos estudantes estão voltadas para esse objetivo no ano de aplicação da prova do vestibular.

Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. A preparação para o vestibular envolve muito mais do que apenas estudos. Acontece a somatória de estresse, ansiedade e noites em claro para terminar os estudos.

Todos esses fatores podem se originar de erros que podem prejudicar o caminho até a vaga tão esperada, de forma a desencadear um papel negativo na rotina de estudos e no desempenho na prova.

Veja os 5 principais erros que você não pode cometer ao se preparar para o vestibular.

Principais erros na hora dos estudos

Os alunos tentam usar de todos os esforços possíveis para conseguir alcançar a vaga tão desejada, mas algumas escolhas podem ser erradas. Diante disso, é preciso saber quais são os erros que você pode estar cometendo.

1- Não examinar a redação

A redação é uma das avaliações mais importantes dentro de uma prova e pode ser decisiva na nota final. Por isso, uma das estratégias dos alunos é escrever muitas redações durante o ano de estudos, para que façam o maior número de textos possíveis.

Porém, em alguns casos, essa estratégia pode não ser muito benéfica. O mais importante é fazer a redação e avaliar os seus erros e acertos posteriormente, para poder aprimorar futuras redações. Caso o aluno faça várias redações mas não avalie cada uma delas de acordo com a correção, ele pode estar perdendo tempo.

2- Eliminar as atividades de lazer

No ano de vestibular os alunos decidem focar todo o seu tempo nos estudos, eliminando os momentos de diversão e lazer. Essa escolha prejudica o desempenho do aluno, pois é necessário descansar a cabeça e se distrair.

Caso contrário, o estudante poderá sofrer com estresse, entre outros problemas, e prejudicar os estudos. O cérebro também precisa de descanso.

3- Não estudar matérias que tem facilidade

No geral, a maioria dos vestibulandos têm mais facilidade em uma área do conhecimento e precisa se esforçar mais para aprender outras matérias. Com isso, alguns estudantes optam por usar todo o tempo disponível para estudar apenas as disciplinas que apresentam mais dificuldade.

Esse é um grande erro, porque ninguém sabe 100% um conteúdo para se dar a liberdade de deixar de estudá-lo. A ausência de contato e refinamento nas matérias que domina, podem fazer o vestibulando errar questões básicas e se distanciar dos concorrentes.

4- Focar em apenas um objetivo

Grande parte dos vestibulares possuem duas fases de processo seletivo para ingressar na faculdade.

Na primeira fase é comum encontrar testes de múltipla escolha e na segunda fase questões dissertativas. Em decorrência disso, é preciso treinar para os dois tipos de avaliações e não focar somente em atingir o ponto de corte da primeira prova. Isto só se torna válido caso o estudante queira passar em provas como o ENEM.

Além disso, as questões dissertativas apresentam maior teor de dificuldade, o que faz com que seja ainda mais necessário realizar atividades de teste para se aprofundar no assunto.

5- Escolher apenas matérias específicas para estudar

A prova de vestibular requer o bom domínio de todas as disciplinas cobradas no exame, para conseguir a aprovação, é preciso compreender um pouco sobre todas elas, por isso, não é ideal focar em apenas matérias específicas.

Nos vestibulares que possuem duas fases no processo seletivo, não é vantajoso estudar apenas para as questões das matérias específicas da segunda fase, pois é necessário passar primeiro na fase anterior.

Assim, o aluno deve se planejar desde o início com uma rotina adequada e alinhada para que ele possa estudar os conteúdos igualmente.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More