Lista de exercícios sobre bactérias

Fixação de conteúdo para o Reino Monera!

As bactérias são microrganismos unicelulares e procariontes que fazem parte do Reino Monera. Esses organismos são muito importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas.

No entanto, algumas bactérias podem infectar o corpo humano e causar doenças graves como a tuberculose, alguns tipos de meningites, etc.

Preparamos uma lista de exercícios sobre bactérias para que você possa testar seus conhecimentos sobre o Reino Monera!

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre bactérias

1) (FUVEST) Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I – Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II – Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III – Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:

a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

2) (FMO) Certas bactérias apresentam uma cobertura externamente à parede celular, formada por polissacarídeos e proteínas, conhecida por cápsula bacteriana. Algumas espécies de linhagem capsuladas como, por exemplo, as bactérias Streptococcus pneumoniae causam pneumonia, enquanto outras bactérias, que são de linhagem não capsuladas, são incapazes de causar a doença. Isso se deve porque a cápsula permite que o microrganismo:

a) tenha uma reprodução sexuada mais eficiente.
b) não seja fagocitado e destruído por glóbulos brancos.
c) tenha uma melhor movimentação da célula dentro do organismo humano.
d) destrua substâncias tóxicas, como antibióticos, através dos genes presentes na cápsula.

3) (UFG) As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. Já alguns levedos, para se reproduzirem, emitem uma pequena expansão na superfície da célula, que cresce e posteriormente se destaca, formando um novo indivíduo também geneticamente igual. Os dois tipos de reprodução descritos são, respectivamente:

a) cissiparidade e conjugação.
b) cissiparidade e brotamento.
c) fragmentação e gemiparidade.
d) conjugação e esporulação.
e) conjugação e cissiparidade.

4) (Pequeno Príncipe/2016) Leia o texto a seguir, publicado na revista Superinteressante.

O que arde nem sempre cura

A água oxigenada prejudica a cicatrização de um corte? Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. A ideia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção, aconselha Lydia. Assim, um corte com lâmina ou um joelho ralado no cimento não precisam mais do que uma boa lavada. A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior. Nesses casos, a água oxigenada e outros antissépticos ajudam, mas deve ser avaliada a necessidade também de uma vacina antitetânica. Todas essas substâncias devem ser usadas, com certeza, quando já existe infecção, pois matam os microrganismos. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-que-arde-nem-sempre-cura>. Acesso em: 06/05/2016.

O texto relata que o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em ferimentos não é interessante, pois sua oxidação poderia roubar elétrons das moléculas de colágeno produzidas pelos fibroblastos, atrapalhando a cicatrização do ferimento. Ainda assim, muitas pessoas utilizam a água oxigenada em ferimentos, buscando seu poder antisséptico.

A água oxigenada possui essa ação porque:

a) a reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.
b) os peroxissomos bacterianos não toleram a presença do peróxido de hidrogênio e isso leva à morte bacteriana.
c) a decomposição química do peróxido de hidrogênio acidifica a região, levando as bactérias aeróbicas à morte.
d) a catalase bacteriana decompõe a água oxigenada e o oxigênio liberado oxida a parede celular da bactéria, destruindo-a.
e) o peróxido de hidrogênio é uma substância existente no sistema imunológico e é sinalizadora para que macrófagos fagocitem as bactérias do ferimento.

5) (UDESC) Assinale a alternativa incorreta referente às bactérias.

a) A conjugação é a maneira pela qual as bactérias podem trocar material genético.
b) O cromossomo bacteriano é circular e contém todos os gens essenciais à bactéria.
c) Algumas bactérias transformam o nitrogênio atmosférico em compostos químicos assimiláveis pelos demais seres vivos.
d) No grupo das arqueobactérias estão as bactérias halófilas, as metanogênicas e as termoacidófilas.
e) As bactérias Staphylococcus apresentam um arranjo linear em forma de colar.

6) (UECE) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.

Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que:

a) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.
b) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.
c) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.
d) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias – o ácido glicol.

7) (UDESC) Leia e analise as afirmativas abaixo:

I – As bactérias possuem apenas um material genético, DNA ou RNA.
II – O cromossomo bacteriano está enovelado em torno de uma proteína histona.
III – As bactérias possuem apenas um cromossomo, que é circular, e algumas apresentam um material genético denominado plasmídeo, que está disperso no citoplasma.
IV – Pelo processo de transdução, muitas bactérias trocam material genético com outras bactérias.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa III é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

8) As bactérias são seres vivos que na maioria das vezes são associados a doenças e decomposição da matéria orgânica, como de alimentos. Entretanto, sabemos que elas também são úteis aos seres humanos. A respeito da estrutura desses seres, marque a alternativa que não indica uma característica presente em bactérias.

a) Podem ser autotróficas e heterotróficas.
b) Possuem DNA circular.
c) Apresentam parede celular.
d) São procariontes.
e) Não possuem membrana plasmática.

9) (FUVEST) A bactéria não possui:

a) membrana plasmática.
b) ribossomo.
c) parede celular.
d) DNA.
e) carioteca.

10) (FATEC-SP) Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos, provavelmente será:

a) uma bactéria.
b) uma alga.
c) um vírus.
d) um fungo.
e) um protozoário.

Gabarito

1 – c
2 – b
3 – b
4 – a
5 – e
6 – c
7 – b
8 – e
9 – e
10 – a

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