Lista de exercícios sobre Revolução Cubana

Confira os exercícios sobre Revolução Cubana que selecionamos para você!

Sabemos que a Revolução Cubana foi um movimento de guerrilha que ocorreu em Cuba na década de 1950. Os principais líderes foram Fidel Castro, Raúl Castro e Che Guevara.

O objetivo dos guerrilheiros era acabar com a ditadura comandada por Fulgêncio Batista e livrar o país da influência econômica dos Estados Unidos.

Nesse sentido, vamos resolver os exercícios sobre Revolução Cubana que a equipe do Escola Educação selecionou para você?

Exercícios sobre a Revolução Cubana

1 — A Revolução Cubana instaurou o _______________ em Cuba e vinculou o país à/aos _______________.

a) capitalismo / Estados Unidos
b) socialismo / União Soviética
c) capitalismo / União Soviética
d) socialismo / Estados Unidos

2 — Fulgêncio Batista ascendeu ao poder cubano por meio de um golpe de Estado. Apoiado pelos Estados Unidos, Batista implantou um:

a) regime democrático.
b) regime republicano.
c) regime monárquico.
d) regime ditatorial.

3 — Ao atender os interesses dos estadunidenses, os cubanos começaram a se revoltar com a influência do país norte-americano e com o governo de Fulgêncio. Nesse sentido, a população cubana começou a demonstrar um sentimento:

a) antidemocrático.
b) militarista.
c) nacionalista.
d) democrático.

4 — Qual foi a primeira ação da Revolução Cubana?

a) A primeira ação da Revolução Cubana se deu em julho 1951, sob o comando de Fidel Castro, quando ocorreu um ataque contra o quartel de Moncada.
b) A primeira ação da Revolução Cubana se deu em julho 1953, sob o comando de Fidel Castro, quando ocorreu um ataque contra o quartel de Moncada.
c) A primeira ação da Revolução Cubana se deu em julho 1953, sob o comando de Manel Castro, quando ocorreu um ataque contra o quartel de Moncada.
d) A primeira ação da Revolução Cubana se deu em julho 1953, sob o comando de Fidel Castro, quando ocorreu um ataque contra o quartel de Boncada.

5 — Onde Fidel Castro conheceu Che Guevara?

a) Fidel Castro conheceu Che Guevara no México, quando ele teve que se exilar. Lá, eles organizaram um novo enfrentamento contra o governo de Fulgêncio Batista.
b) Fidel Castro conheceu Che Guevara na Guatemala, quando ele teve que se exilar. Lá, eles organizaram um novo enfrentamento contra o governo de Fulgêncio Batista.
c) Fidel Castro conheceu Che Guevara na Argentina, quando ele teve que se exilar. Lá, eles organizaram um novo enfrentamento contra o governo de Fulgêncio Batista.
d) Fidel Castro conheceu Che Guevara no Chile, quando ele teve que se exilar. Lá, eles organizaram um novo enfrentamento contra o governo de Fulgêncio Batista.

6 — Em 1956, os exilados políticos desembarcaram em Cuba para guerrear contra o exército do governo. No início, Fidel Castro sustentava um discurso:

a) ditatorial, nacionalista de formação liberal. Ele só foi influenciado pelo marxismo mais tarde.
b) democrata, nacionalista de formação liberal. Ele só foi influenciado pelo liberalismo mais tarde.
c) democrata, nacionalista de formação socialista. Ele só foi influenciado pelo marxismo mais tarde.
d) democrata, nacionalista de formação liberal. Ele só foi influenciado pelo marxismo mais tarde.

7 — (PUC-MG 2000) O movimento revolucionário que produziu, pela primeira vez na história latino-americana, a quebra da unidade do capitalismo no continente foi:

a) a revolução boliviana liderada pelo ativista político Carlos Montenegro, um dos fundadores do Movimento Nacional Revolucionário (MNR).
b) a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) a Frente Farabundo Martí de 1930, que promoveu um levante de 30 miI camponeses e, após derrotar o Exército, assumiu o governo em EI Salvador.
d) o sandinismo na Nicarágua que derrubou o governo de Somoza e tomou o poder, dando início à implantação do socialismo com amplo apoio popular.
e) o governo do Presidente chileno Allende, da Unidade Popular, de duração efêmera, sendo derrubado por um Golpe Militar chefiado pelo general Pinochet.

8 — Durante a tomada do poder, os opositores de Batista obtiveram várias conquistas militares, além de ocuparem diversas cidades. Quando Fidel chegou a Havana (1959), ele implantou várias reformas no país que desencadearam:

a) o rompimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba.
b) o fortalecimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba.
c) a implantação de um governo totalitário focado no capitalismo.
d) o fortalecimento das relações capitalistas entre os Estados Unidos e Cuba.

9 — (UECE 1999) Após a tomada do poder, os revolucionários cubanos encontraram muita resistência por parte da comunidade internacional. Dentre as medidas tomadas contra Cuba, pode-se assinalar corretamente:

a) forças militares, formadas por mercenários e apoiadas pelo governo americano, tentaram invadir a ilha, sendo derrotadas na Baía dos Porcos.
b) uma força-tarefa internacional, organizada pela ONU, invadiu a ilha e depôs o governo corrupto de Batista.
c) o bloqueio econômico contra Cuba, proposto pelos EUA à Organização dos Estados Americanos (OEA), não foi implementado por conta da resistência de países como o Brasil e a Argentina.
d) a URSS procurou atenuar os conflitos provocados pela Revolução Cubana, evitando apoiar econômica e militarmente o novo governo.

10 — Assinale a alternativa CORRETA:

a) Após a Revolução Cubana, os Estados Unidos apoiaram diversos golpes militares no século XX na América Latina, sob o pretexto de “ameaça capitalista”.
b) Após a Revolução Cubana, os Estados Unidos apoiaram diversos golpes militares no século XX na América Latina, sob o pretexto de “ameaça anarquista”.
c) Após a Revolução Cubana, os Estados Unidos apoiaram diversos golpes militares no século XX na América Latina, sob o pretexto de “ameaça socialista”.
d) Após a Revolução Cubana, Cuba apoiou diversos golpes militares no século XX na América Latina, sob o pretexto de “ameaça capitalista”.

Gabarito

1 — B
2 — D
3 — C
4 — B
5 — A

6 — D
7 — B
8 — A
9 — A
10 — C

Clique aqui e baixe a lista de exercícios sobre Revolução Cubana em PDF

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.