Quem foi Che Guevara?

Che Guevara foi um dos mais conhecidos líderes da Revolução Cubana. O guerrilheiro teve um importante papel na derrubada de Fulgêncio Batista.

0

Ernesto Guevara de La Serna, conhecido como Che Guevara, foi um dos principais líderes da Revolução Cubana.

Na época, ele se uniu aos irmãos Castro para a derrubada do ditador Fulgêncio Batista.

Guevara nasceu no dia 14 de junho de 1928, na Argentina, e desde criança sofria com problemas de asma. Por este motivo, foi dispensado do serviço militar.

Em 1947, o futuro guerrilheiro ingressou no curso de medicina, na Universidade de Buenos Aires.

Porém, seu gosto por aventuras o levou a interromper os estudos e a viajar, sozinho, durante seis semanas, com uma bicicleta motorizada.

Che Guevara chegou a concluir o curso de medicina, mas não deixou suas viagens para trás e nas aventuras pela América Latina percebeu o quanto os territórios são desiguais.

Então, ele partiu para a Guatemala, onde havia um amplo programa de reformas sociais.

Com o golpe de estado no ano seguinte, Guevara precisou sair do país e partiu para o México, onde conheceu os irmãos Raúl e Fidel Castro.

Revolução Cubana

No México, Che Guevara, Raúl e Fidel estavam exilados depois do golpe de estado de Fulgêncio Batista.

Após aprender técnicas de guerrilha, Guevara se integrou no Movimento Nacional Revolucionário e desembarcou em Cuba em 1956.

No primeiro confronto, houve poucos sobreviventes contra as tropas de Batista. Os que permaneceram vivos se refugiaram na serra Maestra.

Até que em janeiro de 1959, Guevara, Raúl e Fidel Castro conseguiram ocupar Havana, onde foram saudados pela população.

Então, houve várias mudanças políticas no país, e Che Guevara foi nomeado como o diretor do Instituto Nacional de Reforma Agrária e, posteriormente, como presidente do Banco Nacional e, por fim, Ministro da Indústria.

Seus ideais fizeram a economia entrar em colapso, até que, em 1963, por conta de divergências com Fidel, Che Guevara deixa Cuba e decide auxiliar outras revoluções.

Outras lutas de Guevara

Após sair de Cuba, Che Guevara foi para a África lutar contra a ditadura do General Mobutu. Ele propôs lutar até a morte, mas os próprios soldados não viram sentido no sacrifício.

Então, ele seguiu para a Bolívia, onde tinha o objetivo de unir a América Latina com a bandeira socialista. Apesar disso, também não houve grande apoio do povo boliviano.

Morte

Che Guevara foi capturado na Bolívia, no dia 8 de outubro de 1967. No dia seguinte, foi morto com uma rajada de tiros.

30 anos mais tarde, seu corpo foi encontrado em uma vala comum. Ele foi sepultado no Mausoléu Guevara, em Santa Clara.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.