Vanguardas europeias – Resumo e características

As vanguardas europeias foram movimentos artísticos que ocorreram no continente europeu durante o século XX.

0

As vanguardas europeias foram movimentos artísticos que ocorreram na Europa no início do século XX e que influenciaram todo o mundo.

Buscando mudar o sentido do que era visto como arte, os artistas da vanguarda europeia romperam com as tendências anteriores e promoveram técnicas que desencadearam no surgimento da arte moderna.

Podemos citar o Cubismo, Dadaísmo, Futurismo, Surrealismo e o Expressionismo como as vanguardas artísticas que mais se destacaram no continente europeu.

Elas influenciaram, entre outras, a escultura, a pintura, o teatro, a literatura e a arquitetura em esfera mundial. No Brasil, as vanguardas europeias inspiraram o movimento modernista, responsável pela Semana de Arte Moderna de 1922.

Resumo

O continente europeu não foi palco de uma arte moderna uniforme, ou seja, não presenciou um projeto artístico que unisse os artistas em torno de uma única causa.

Lá, houve um conjunto de tendências artísticas. Cada uma se originava de um país distinto e tinha suas propostas específicas.

Mesmo que semelhantes, em alguma medida, elas possuíam suas próprias características.

O principal objetivo era inovar, dando liberdade para manifestações artísticas completamente novas. Assim, o subjetivismo e o irracionalismo compuseram a arte moderna, substituindo a que já estava convencionalizada.

Paris foi o principal centro cultural europeu, por isso, era natural que as tendências artísticas se originassem lá. Tais ideias surgiram em um momento agitado, antes, durante e após a Primeira Guerra Mundial.

A palavra vanguarda se origina do termo francês avant-garde, que traduzido, significa “o que marcha na frente”. Isto é, as vanguardas europeias, com suas práticas criativas e inovadoras, antecipavam o futuro.

Os principais movimentos artísticos da vanguarda foram o Cubismo, Dadaísmo, Futurismo, Surrealismo e Expressionismo.

Características das vanguardas europeias

Vejamos detalhes sobre cada um dos movimentos artísticos e as principais características das vanguardas europeias.

Cubismo

O cubismo se caracterizou pela adoção de formas geométricas, representação da realidade de forma irreal, ausência da tridimensionalidade e da perspectiva e o emprego do humor.

Vanguardas Europeias
Autorretrato, de Pablo Picasso (1907).

Dadaísmo

O dadaísmo se caracterizou pela crítica à civilização que tanto valorizava o conflito bélico.

Imbuídos de deboche, ironia, desprezo, agressividade, humor e irreverência, os artistas dadaístas demonstraram oposição ao capitalismo e uma negação aos valores vigentes.

Por isso, ela é considerada uma arte anárquica.

Vanguardas Europeias
A fonte, de Marcel Duchamp (1917).

Futurismo

O futurismo se caracterizou pela valorização da modernização dos centros urbanos, pelo culto às invenções, à velocidade e à maquina.

O enaltecimento do mundo moderno, pautado na industrialização e na glorificação do patriotismo foi uma das principais marcas desse movimento que contou com muitos seguidores fascistas, como Benito Mussolini.

Vanguardas Europeias
Velocidade do automóvel, de Giacomo Balla (1913).

Surrealismo

O surrealismo se caracterizou pela adoção de técnicas que se inspiravam na psicanálise de Freud.

As obras seriam produzidas a partir dos impulsos emanados do subconsciente, com a completa ausência do pensamento ou da razão.

Vanguardas Europeias
A persistência da memória, de Salvador Dalí (1931).

Expressionismo

O expressionismo se caracterizou pela valorização da arte primitiva e da gravura. Foi o primeiro movimento a defender que a arte não deveria ser uma representação da realidade.

Para os expressionistas, a arte deveria ser a manifestação da realidade subjetiva, particular a cada indivíduo.

Assim, o grotesco, as cores vibrantes e as figuras deformadas foram algumas das marcas do expressionismo.

Vanguardas Europeias
Céu estrelado, de Vincent Van Gogh (1889).

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.