Festa do Divino

A Festa do Divino é uma das celebrações católicas que ocorrem no Brasil.

0

A Festa do Divino é uma festividade de origem católica que ocorre no Dia de Pentecostes. Mesmo tendo suas raízes religiosas, ela incorporou diversos aspectos populares, tais como o imperador, os fogos de artifícios e a elevação do mastro.

De origem portuguesa, essa celebração ocorre em várias cidades do país, como Pirenópolis (GO), Paraty (RJ), Mogi das Cruzes (SP) e Vale do Guaporé (RO).

Origem da Festa do Divino

A origem da Festa do Divino Espírito Santo remonta às comemorações religiosas que começaram a ocorrer em Portugal a partir do século XIV.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade que voltou à Terra e se apresentou à Virgem Maria e aos Apóstolos.

O fato deste encontro ter ocorrido após passados cinquenta dias da Páscoa, influenciou para que a festa litúrgica fosse chamada de Pentecostes.

A rainha de Portugal, Isabel (1285–1325) foi a criadora da celebração. A monarca foi a patrona da Irmandade do Espírito Santo e participou da construção da Igreja que levou o mesmo nome em Alenquer, cidade portuguesa.

Com isso, no Dia de Pentecostes, a rainha realizava celebrações e procissões. Os festejos passaram a ocorrer no arquipélago dos Açores e quando os portugueses colonizaram o continente americano, trouxeram a festa católica.

Festa do Divino no Brasil

A Festa do Divino Espírito Santo no Brasil acontece no Dia de Pentecostes, quando um imperador se torna responsável pela festividade.

Festa do Divino

Em cada região do país o imperador é escolhido de maneiras diferentes. Há as que o elegem por sorteio e existem as que o bispo escolhe a pessoa que assumirá o papel.

No decorrer do ano ocorrem novenas que têm por intuito conseguir verbas para bancar as celebrações.

Entretanto, de modo oficial, a Festa do Divino começa a partir da novena ao Espírito Santo, que ocorre nove dias antes do Dia de Pentecostes.

Fazem parte da celebração, rezadeiras e músicos que carregam a Bandeira do Divino e passam de casa em casa para rezar e cantar.

Festa do Divino
Prefeito e primeira-dama de Penha (SC) recebendo a comitiva imperial.

É comum que o anfitrião sirva um lanche como forma de agradecimento à visita, além de doar uma quantia em dinheiro.

Um dia antes do Domingo de Pentecostes, ocorre uma grande procissão onde o mastro com a Bandeira do Divino é erguido.

Festa do Divino

Há cidades que realizam esse ritual seguido por uma queima de fogos de artifícios.

Festa do Divino Pai Eterno

A cidade de Trindade, em Goiás, é palco da Festa do Divino Pai Eterno que ocorre no primeiro domingo de julho, dia em que a Igreja Católica comemora a Festa da Santíssima Trindade.

A principal característica dessa celebração é a romaria que se inicia no mês de junho e reúne cerca de 3 milhões de fiéis em torno da Basílica do Divino Pai Eterno.

Festa do Divino

Essa festa se originou no século XIX, quando um casal de lavradores encontraram um medalhão de barro que trazia consigo a representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

Bandeira do Divino

Vejamos a Bandeira do Divino, que também faz parte das celebrações da Festa do Divino Espírito Santo.

Festa do Divino
Bandeira do Divino

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.