5 filmes na Netflix sobre Educação

A plataforma de streaming, Netflix, oferece opções de filmes e séries que vão além do entretenimento, falando de temáticas importantes, como a educação.

A televisão e a internet, por meio de seus canais e serviços de streaming, têm apresentado funções sociais para além do entretenimento. Por meio dos programas de TV, desenhos, séries e filmes, é possível promover reflexões relevantes para a sociedade.

Entre os temas abordados, a partir da narrativa dessas obras, podemos avaliar os cenários social, político, econômico, religioso, e até mesmo apreender sobre inspiração e conhecimento por meio de um pensamento crítico e reflexivo.

Com a pauta da educação, o tema priorizado pelo Escola Educação, listamos algumas produções na plataforma da Netflix que destacam a importância da Educação e seu poder de transformação.

Nas obras audiovisuais são pincelados os papéis do educador e do aluno, a relevância do sistema educacional e o poder da educação.

Confira a seguir a lista com 5 filmes sobre educação na Netflix:

1 Coach Carter – Treino para a Vida (2005)

 Coach Carter – Treino para a Vida (2005)
Filmes sobre Educação – Coach Carter – Treino para a Vida (2005).

Coach Carter – Treino para a Vida, de Thomas Carter, é parte da biografia de Ken Carter.

No enredo, Ken assume o cargo de técnico de basquete de sua antiga escola, localizada em uma região carente da cidade, onde conquistou recordes. Na sua gestão, é imposto um rígido regime em prol do desenvolvimento da equipe.

2 Escritores da Liberdade (2007)

Escritores da Liberdade (2007)
Filmes sobre Educação – Escritores da Liberdade (2007).

Escritores da Liberdade, de Richard LaGravenese, é uma narrativa baseada em fatos que conta a história de um professora novata, a personagem Erin Grunwell.

Ainda sem muita experiência, a educadora se depara com inúmeros desafios ao ir dar aulas em uma escola. Na ocasião, ela terá que ultrapassar barreiras, além de superar as limitações para auxiliar na transformação educacional de seus alunos.

3 Mentes Perigosas (1995)

Mentes Perigosas (1995)
Filmes sobre Educação – Mentes Perigosas (1995).

Mentes Perigosas, de John N. Smith, é um drama biográfico de uma ex-oficial da marinha que vai dar aulas em uma escola da periferia.

Com alunos considerados problemáticos, ela tem que aprender a lidar com o novo desafio e prender a atenção da turma para promover a interação entre as partes.

4 Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Filmes sobre Educação – Sociedade dos Poetas Mortos (1989).

Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, é um enredo fílmico que passa no ano de 1959, em uma tradicional escola norte-americana exclusiva para meninos.

Norteada por quatro pilares (disciplina, excelência, honra e tradição), a Academia Welton forma grandes nomes para a sociedade, isso sob a influência dos seus pais.

Mas, eis que surge o novo docente, John Keating, para confrontar os pensamentos conservadores da instituição, que até então não dava muito valor às expressões artísticas e limitava a liberdade dos alunos.

5 Uma Lição de Vida (2010)

Uma Lição de Vida (2010)
Filmes sobre Educação – Uma Lição de Vida (2010).

Uma Lição de Vida, de Justin Chadwick, também baseado em fatos, é um longa-metragem que traz como enredo a história de vida de Kimani Maruge.

Kimani é um queniano de 84 anos de idade que possui como objetivo aproveitar a última oportunidade de estudar, para aprender a ler e escrever. Nessa chance, a professora Jane ensinará o Sr. Maruge junto a crianças de seis anos de idade.

Você pode gostar também de:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More