Frequência absoluta e frequência relativa
Entenda o que são frequência absoluta e frequência relativa, aprenda a calcular e veja uma aplicação desses conceitos de Estatística.
Frequência absoluta e frequência relativa são dois conceitos muito úteis em análise de dados e Estatística.
A frequência absoluta corresponde ao número de observações em cada classe de uma variável. Já a frequência relativa é dada pela divisão do número de observações em cada classe pelo total de observações.
Como calcular frequência absoluta e frequência relativa
Para entender, de fato, o que significam frequência absoluta e frequência relativa e como calcular, considere o seguinte exemplo:
Para avaliar a intenção de voto para prefeito em certo município realiza-se uma pesquisa com 250 eleitores. Há três candidatos a prefeito e cada eleitor responde em qual deles pretende votar.
Após a obtenção dos dados, conta-se quantos eleitores pretendem votar em cada um dos três candidatos, obtendo a frequência absoluta de cada candidato:
- candidato 1: 29 eleitores
- candidato 2 : 130 eleitores
- candidato 3: 91 eleitores
Dividindo cada quantidade pelo total de eleitores, obtemos a frequência relativa para cada candidato:
- candidato 1: 29/250 = 0,116 = 11,6%
- candidato 2 : 130/250 = 0,52 = 52%
- candidato 3: 91/250 = 0,364 = 36,4%
Para facilitar a interpretação, a frequência relativa é, geralmente, apresentada como uma porcentagem, por isso, multiplicamos cada resultado por 100%.
Podemos organizar esses dados em uma tabela de frequências:
Além disso, para uma melhor visualização e compreensão dos dados, podemos usar alguns gráficos.
No gráfico de barras, cada barra representa uma classe e o seu tamanho indica a frequência absoluta correspondente à classe.
No gráfico de setores ou “pizza”, cada setor representa a classe em relação ao todo, ou seja, em relação ao total de observações. Geralmente, aqui também se usa a frequência relativa em porcentagem.
Você também pode se interessar:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.