Geodésia – Resumo, o que é, significado, cartografia e noções espaciais

As Ciências Geodésicas são muito importantes para o conhecimento sobre o globo terrestre. Assim, a Geodésia tem papel fundamental nesses estudos para obtenção de informações precisas sobre a Terra. Saiba o que é e quais os estudos da Geodésia.

0

O planeta Terra sempre foi muito estudado e motivo de muitas dúvidas. Com isso, foram iniciados estudos específicos a esse tema, com objetivo de desenvolver conhecimentos junto as ciências de Geografia, Física, Biologia, Ecologia, entre outras áreas.

Além disso, surgiu no campo científico a geodésia, uma área de estudo acerca do planeta Terra.

O que é Geodésia?

O termo “geodésia” foi utilizado pela primeira vez por Aristóteles, na Grécia Antiga. Consequentemente, tem origem grega do termo “geodaisia” e significa “divisões geográficas da Terra” ou “ato de dividir a Terra”.

A geodésia faz parte de um conjunto de disciplinas denominadas Ciências Geodésicas, as quais estudam as dimensões e a forma do globo terrestre e o campo de gravidade da Terra. Com isso, seu estudo permite medir e analisar o espaço geográfico do planeta com precisão.

Esse conjunto de disciplinas englobam também a Cartografia, a Topografia, a Fotogrametria, o Sensoriamento Remoto e a Astronomia de Posição.

Assim, todas essas áreas juntas atuam com o objetivo de obter dados sobre as características da Terra.

Estudos

Como dito anteriormente, o principal objetivo do seu estudo é a obtenção de informações e dados precisos sobre a forma, as dimensões e do campo de gravidade da Terra.

Além disso, o estudo e desenvolvimento da cartografia se aperfeiçoou através dos conhecimentos geodésicos e originou o incrível Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Com isso, esse sistema proporcionou uma revolução na cartografia. Assim, após essa invenção, é possível obter informações precisas de posições estáticas ou cinemáticas durante o uso do GPS.

Geodésia e Cartografia

A cartografia é uma das ciências geodésicas mais antigas. Além disso, a cartografia tem como objetivo medir analisar as dimensões terrestres, sendo a ciência responsável por produzir mapas e referenciadores de localização.

Com isso, junto à geodésia, que estuda a forma e as dimensões da Terra, a cartografia reproduz as características reais de uma rede esférica para uma superfície plana, como um mapa.

Geodésia e Topografia

A topografia e a geodésia são duas disciplinas são consideradas parecidas entre si e podem gerar confusão na distinção entre ambas.

Entretanto, a principal diferença entre elas está no fato da topografia estudar apenas uma pequena área de uma superfície, com até 30 km. Já a geodésia estuda e mapeia grandes porções de terra.

Curiosidades

  • Muitos conhecimentos da Geodésia são utilizados na Engenharia Civil e outros tantos pela matemática e física.
  • Estudiosos como Pitágoras, Eratóstenes, Hiparco e Posidonius fizeram importantes estudos geodésicos e desenvolveram conceitos básicos;
  • O órgão brasileiro responsável pelos estudos e atividades referentes à área da geodésia é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual desenvolveu o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB);

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.