Giardíase – O que é, transmissão, sintomas e tratamento

Saiba mais sobre a giardíase, sua transmissão, sintomas e tratamento.

O que é giardíase? A giardíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário Giardia lamblia, parasita microscópico. Presente em todo o mundo, é mais comum em áreas de água contaminada e más condições de saneamento básico.

O protozoário se aloja na primeira porção do intestino delgado e pode ser detectado por meio de exame de fezes.

Transmissão da giardíase

A infecção ocorre normalmente pela ingestão de alimento ou água contaminados por fezes, ou sem tratamento. Além disso, a ingestão do parasita pode ocorrer por meio do contato sexual com uma pessoa infectada ou pela falta de higiene, ao não lavar as mãos, por exemplo.

Sintomas de giardíase

Muitas pessoas podem adquirir a infecção e permanecer assintomática, porém, ainda eliminam o protozoário pelas fezes, possibilitando a infecção de terceiros. Quando a condição é sintomática, pacientes podem apresentar:

  • Cólicas abdominais;
  • Flatulência;
  • Distensão abdominal;
  • Náuseas;
  • Eliminação de fezes gordurosas e fétidas;
  • Perda de peso;
  • Diarreia.

Tratamento da giardíase

Com relação ao tratamento da giardíase, a maior parte dos casos é resolvida naturalmente em algumas semanas. Contudo, a persistência dos sintomas pode ocasionar o mau desenvolvimento infantil e incapacidade de absorção de nutrientes.

Nos casos clínicos em que é necessário o uso de medicamentos, são prescritos, com acompanhamento médico, antiprotozoários por cerca de 10 dias.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More