Intestino delgado

Continue lendo para conhecer o maior órgão do sistema digestório.

O intestino delgado é o maior órgão do sistema digestório e está localizado entre o estômago e o intestino grosso, podendo ter até 5 metros de comprimento.

Função do intestino delgado

O intestino delgado é onde ocorre o final da digestão e a absorção dos nutrientes que irão ser distribuídos para todo corpo do indivíduo.

Portanto, se o intestino delgado não funciona bem, a assimilação de nutrientes também não irá ocorrer de forma adequada, causando problemas de saúde para o indivíduo.

Anatomia do intestino delgado

Esse órgão é divido em três partes chamadas de duodeno, jejuno e íleo. O duodeno e o jejuno estão presentes no quadrante superior esquerdo do abdômen e o íleo no quadrante inferior direito.

Anatomia do intestino delgado
Anatomia do intestino delgado.

Duodeno

O duodeno é a maior parte do intestino delgado, ele é mais largo que o restante e recebe suco pancreático do pâncreas, a bile do fígado e o suco entérico que é produzido no intestino para realizar a digestão química do quimo que foi recebido do estômago.

Depois de passar por essa digestão química no duodeno, o quimo passa a se chamar quilo e segue para o jejuno.

Jejuno e íleo

No jejuno e no íleo é onde ocorre a maior parte da absorção de nutrientes que vai para o sangue. O quilo é formado por moléculas muito pequenas que contêm os nutrientes, vitaminas e sais minerais.

Esses componentes são absorvidos por estruturas presentes nas paredes do jejuno e do íleo, chamadas de microvilosidades.

As microvilosidades são formadas por projeções arredondadas que ampliam a área de absorção do órgão. Depois de absorvidos, os nutrientes são levados a todas as células do corpo através da circulação sanguínea.

Intestino delgado - Microvilosidades
Intestino delgado – Microvilosidades.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More