Hiperonímia: O destaque dos termos abrangentes
A hiperonímia destaca os termos abrangentes e dá origem a ramificações específicas na frase. Para mais informações, confira!
A semântica é a área da Língua Portuguesa que estuda o significado das palavras e as relações comunicativas entre emissor e receptor.
Esta área do conhecimento abarca fatos linguísticos relevantes como: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia, hiponímia e outros.
Hoje, adentraremos no estudo da hiperonímia.
O que é hiperonímia?
A hiperonímia é um fato linguístico que destaca os termos abrangentes e dá origem a ramificações específicas na frase.
Este processo estabelece uma relação hierárquica com os termos específicos, pois para o destaque dos termos menos restritos, em geral, os elementos mais abrangentes devem ser frisados precedentemente.
Considerando estas definições, podemos afirmar que a hiperonímia transmite a ideia de um todo; pode expressar os atributos gerais de uma classe e é um recurso coesivo que possibilita o aprofundamento de qualquer temática sem repetições de palavras e/ou expressões.
Além disso, pode atuar tendo as mesmas funções de elementos anafóricos, pois pode referir a um informe, sem a necessidade de o repetir, visto que o uso de termos genéricos têm esta capacidade. A reiteração, um desmembramento da coesão textual, também tem esta função.
Exemplos de hiperonímia
Segue abaixo exemplos de hiperonímia:
“A flora brasileira fascina os turistas e embeleza a imagem do Brasil no exterior.”
“O país está saindo da crise. O aumento do número de empregos formais é um saldo muito positivo.”
“Todo natal meu pai presenteia minha mãe comflores.“
“Areligião pode ser um aliado à cura dos traumas e bloqueios emocionais.”
“Os veículos atrapalham a rua na hora do intervalo de almoço.”
“As frutas refrescam as pessoas neste calor do verão.”
“Meu marido ama esportes.”
Analisando os exemplos acima percebe-se que a ideia do todo está sobrepondo a ideia específica.
No segundo exemplo há afirmação que o “país’ está saindo da crise”, porém não especifica qual país. Podemos concluir assim que “país” é o hiperônimo desta frase. Isto se dá com as demais exemplificações também.
Este foi um panorama sobre hiperonímia. Para mais informações sobre este assunto e correlatos, veja também:
- Elementos da comunicação e as funções da linguagem
- Língua e linguagem: Qual a diferença?
- Figuras de Linguagem
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.