Instituições sociais

As instituições sociais são importantes para o funcionamento da sociedade e para a manutenção da coesão social.

As instituições sociais são organizações que regulam as ações humanas. As instituições não atuam isoladamente e visam atender às necessidades das pessoas.

Por meio do seu poder coercitivo e normativo, elas agrupam métodos e regras, e possuem um papel fundamental para que a sociedade e a democracia funcionem.

Nesse sentido, as instituições sociais ditam as regras e a maneira como os grupos sociais devem agir de acordo com suas particularidades.

Por serem as responsáveis pela transmissão das regras da sociedade, elas possuem o papel de formar cidadãos que se sintam pertencentes ao meio social.

As instituições sociais integram a sociedade e contribuem na garantia de ações que tenham durabilidade. São consideradas instituições sociais a família, a escola, o trabalho, a igreja e o Estado.

Elas são responsáveis pela socialização do indivíduo, que será “ajustado” ao meio social.

De modo geral, as instituições sociais são organizações que visam integrar as pessoas à sociedade.

Tipos de instituições sociais

Existem alguns tipos de instituições sociais:

  • Instituições reguladoras: regulam diversos âmbitos sociais, como a escola e a igreja;
  • Instituições espontâneas: aparecem de forma espontânea através das relações estabelecidas entre as pessoas. Podemos citar a família, por exemplo;
  • Instituições operacionais: atuam nos mais variados espaços sociais, como a seção de recursos humanos de determinada empresa;
  • Instituições criadas: essas não surgem de forma espontânea, isto é, foram criadas para organizar o meio social, como as igrejas, bancos, entre outras.

Exemplos de instituições sociais

Vejamos a seguir, alguns exemplos de instituições sociais:

Família

É a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato. Ela vai ser a responsável por oferecer à criança as primeiras regras de socialização e de convívio social.

O convívio familiar garante a coesão social, entre outros motivos, pelo aprendizado do idioma.

Escola

A escola é o espaço que, para além da mediação de conteúdos, ensina o indivíduo a viver em comunidade de forma oficial.

Nela, as regras são seguidas de maneira mais aprofundada, pois prepara o sujeito para encarar o trabalho, por meio da imposição de comandos, normas e horários.

Trabalho

Todos os indivíduos da sociedade capitalista são preparados para esta instituição social.

O trabalho é um dos responsáveis pelo funcionamento da sociedade, que possui regras e normas que devem ser seguidas. Essa é a instituição social que mais reproduz o padrão de vida imposto pelo sistema capitalista.

Igreja

A igreja é o espaço que vai garantir a unidade de pensamento que assegurará a coesão social.

É por meio da crença que os indivíduos se agrupam em torno de ensinamentos religiosos, responsáveis por ditar as normas morais e sociais que devem ser seguidas pela população.

Estado

O Estado reúne em torno de si o corpo constitucional, legislativo e jurídico. Responsáveis por determinar as leis vigentes, ele busca promover a coesão social por meio do sentimento de pertencimento, idioma e território.

É a instituição social que possui maior poder, pois pode adotar mecanismos de controle como nenhuma outra instituição.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More