Inteligência Artificial revela o verdadeiro rosto de Jesus Cristo; veja AGORA!
Apesar das muitas controvérsias sobre qual teria sido a real aparência de Jesus Cristo, a Inteligência Artificial chegou a uma solução e deu seu veredito sobre o assunto.
Há séculos, Jesus Cristo tem sido representado com características europeias, embora tenha nascido no Oriente Médio, mais especificamente na antiga região da Galileia, ainda no primeiro século.
Com poucas informações físicas na Bíblia, historiadores imaginam Jesus como um homem tradicional daquela região, com cabelos escuros, olhos castanhos e pele morena.
A imagem estereotipada de Jesus com olhos claros e cabelos longos se originou de simbolismos idealizados, influenciados por representações divinas de culturas clássicas, como a semelhança com Zeus, por exemplo. Mas, afinal, qual era o verdadeiro rosto do filho de Deus? A Inteligência Artificial pode nos ajudar a responder a essa pergunta!
O Jesus ‘europeu’
Inicialmente, Jesus foi retratado como o bom pastor sem barba, assemelhando-se a Apolo. Mas, a partir do quarto século, a representação com cabelos longos e barba, inspirada em Zeus, tornou-se a mais popular. Com a colonização, essa imagem se espalhou para além do continente, tornando-se conhecida em todo o mundo.
Ao longo dos séculos, a imagem simbólica de Jesus adquiriu diversos elementos estilísticos, muitos dos quais derivados de outras culturas. Essa representação, no entanto, já foi alvo de críticas, sendo vista por muitos como uma forma de “embranquecer” a história de Cristo.
A opinião dos historiadores
(Rosto de Jesus Cristo, segundo historiadores. Fonte: BBC)
Em 2001, a BBC realizou um documentário sob a liderança de Richard Neave, com o objetivo de descobrir o verdadeiro rosto de Jesus. Para essa investigação, foram utilizados crânios datados do primeiro século, provenientes da região onde Jesus teria vivido.
A equipe empregou técnicas avançadas, como tomografia computadorizada e modelagem 3D, para criar uma imagem que acreditavam ter maior fidelidade histórica. Essa é uma das representações com maior credibilidade, visto que ela foi criada a partir de estudos históricos e técnicas avançadas.
O rosto de Jesus segundo a Inteligência Artificial
(Rosto de Jesus Cristo, segundo a Inteligência Artificial. Fonte: Mistérios do Mundo)
A disseminação da IA trouxe uma nova perspectiva para a busca do “rosto correto” de Jesus. Afinal, essa tecnologia já estava sendo utilizada para criar reconstruções faciais de outras figuras históricas com acertos impressionantes. Por meio de testes, a IA gerou uma imagem tradicional ocidental de Jesus, com um jovem de pele relativamente clara, cabelos longos e barba.
No entanto, ao basear a reconstrução em dados históricos disponíveis, a IA apresentou uma imagem diferente, assemelhando-se àquela criada pela equipe de Neave, com pele mais escura, olhos castanhos e cabelos mais curtos. A verdade é que a tecnologia nos dá um norte, mas não uma resposta definitiva.
No momento, o que nos resta é especular e usar as ferramentas que temos a nosso alcance, enquanto aguardamos a evolução das tecnologias ao nosso redor e esperamos que elas possam sanar essa dúvida de uma vez por todas em um futuro próximo.
Comentários estão fechados.