Invasões holandesas no Brasil
As invasões holandesas no Brasil marcaram o domínio holandês no nordeste do país durante algumas décadas do século XVII.
As invasões holandesas no Brasil ocorreram no século XVII, quando alguns territórios do Nordeste foram ocupados pelos holandeses.
Tais invasões foram resultados de conflitos diplomáticos envolvendo Portugal, Holanda e Espanha.
Os holandeses tinham o interesse de construir sua própria colônia no continente americano. Por isso, invadiram e dominaram as principais regiões açucareiras da América Portuguesa.
Se fixaram no Brasil entre os anos de 1630 a 1654, tendo o militar alemão, Maurício de Nassau como administrador da colônia holandesa.
A expulsão dos holandeses ocorreu através das Guerras Brasílicas e das Batalhas dos Guararapes. Por meio delas, os holandeses foram aos poucos, derrotados.
Por que os holandeses invadiram o Brasil?
Porque eles ansiavam manter sua participação na atividade açucareira da então colônia portuguesa que lhes geravam grandes lucros.
Causas das invasões holandesas no Brasil
A invasão holandesa no nordeste do país foi resultado das relações diplomáticas entre Portugal, Espanha e Holanda.
Até a década de 1580, a Holanda tinha uma importante participação na produção açucareira do Brasil, financiando as plantações e participando do refino e da venda do produto no continente europeu.
O açúcar garantiu grandes lucros para Portugal e Holanda. Entretanto, a crise da dinastia de Avis em Portugal desencadeada pela morte do rei Dom Sebastião que, sem herdeiros, passou o trono para Dom Henrique, seu tio-avô que morreu dois anos depois sem deixar herdeiros, igualmente, mudou o destino de Portugal.
A morte de Dom Henrique marcou o início da crise da dinastia de Avis, no final do século XVI. Após algumas disputas, o rei da Espanha, Filipe II, assume o posto de rei de Portugal, unificando as duas Coroas.
A união dos dois reinos recebeu o nome de União Ibérica. Tal medida representou intensas modificações nas relações diplomáticas entre Portugal e Holanda, que estava em guerra contra a Espanha desde a segunda metade do século XVI.
O conflito entre holandeses e espanhóis ocorreu devido ao anseio de tornar a Holanda um país independente – fato que desagradava a Espanha.
Sendo assim, a unificação das duas Coroas fez com que a Holanda enxergasse Portugal como um país rival. Com isso, os holandeses foram excluídos da atividade açucareira o que provocou algumas reações por parte deles:
- Saquearam os portos pertencentes à Portugal na África;
- Atacaram a capital da Bahia, Salvador.
Em 1621, os holandeses fundam a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais com o objetivo de retomar seus negócios açucareiros.
Derrotados na Bahia, eles se voltam contra Pernambuco, região em que a atividade açucareira prosperava.
Em 1630, os holandeses conseguem conquistar Olinda. Em 1637, é enviado o alemão Maurício de Nassau para administrar as terras.
A liderança deste militar foi fundamental para o estabelecimento dos holandeses na região. Ele direcionou os investimentos para a economia, ciência e arte.
A partir da década de 1640 a Companhia das Índias entra em falência. Em 1643, Nassau retorna à Holanda.
Durante as décadas de 1630 e 1640, ocorrem as Guerras Brasílias e as Batalhas dos Guararapes, responsáveis por contribuir para o declínio da ocupação holandesa no Nordeste do país.
Quando os holandeses invadiram o Brasil?
A primeira invasão holandesa no Brasil ocorreu em 1604, no episódio que marca sua ocupação na Bahia.
São expulsos de Salvador, então capital do Brasil, e mantém uma trégua até 1621. Em 1624, os holandeses atacam novamente Salvador.
Depois de um ano em solo baiano, eles são expulsos. Em 1627, eles retornam ao país com o objetivo de saquear a capital.
Em 14 de fevereiro de 1630, conseguem, finalmente, ocupar a cidade de Olinda, Pernambuco. Entre os anos de 1630 e 1637, os holandeses conseguem estender seu domínio em algumas regiões do Nordeste.
Entre 1637 e 1643, a colônia holandesa é administrada por Maurício de Nassau que desenvolve um importante trabalho para o avanço da região.
A partir dos anos de 1640, a Companhia das Índias fale e o domínio holandês enfraquece expressivamente.
Além disso, ocorreram as Guerras Brasílicas na década de 1630 e as Batalhas dos Guararapes, entre 1648 e 1649.
Impactos das invasões holandesas no Brasil
Vejamos os principais impactos da invasão holandesa no Brasil:
- Controle de parte do Nordeste;
- Enriquecimento da Holanda;
- Conflitos;
- Mortes e feridos;
- Desenvolvimento das ciências e das artes;
Saiba mais em:
- O Brasil Colonial de Jean-Baptiste Debret
- Engenho de açúcar no Brasil colonial
- Lista de exercícios sobre Brasil Colonial
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.