Jogos e brincadeiras que envolvam matemática
Unir a brincadeira com o ensino é uma ótima estratégia para aprender matemática de uma forma leve e duradoura. Confira!
O processo de aprendizado na educação infantil pode ser motivo de estresse e ansiedade que se perpetuam por toda a vida adulta. Assim, algumas áreas do conhecimento podem se tornar ainda mais difíceis, sendo ligadas ao trauma do processo.
A matemática é uma área que é normalmente associada à dificuldade. Isso ocorre por ser um conhecimento muito importante e mais difícil. Porém, há uma forma clássica de fazer com que o aprendizado seja mais divertido.
Pensando nisso, separamos alguns jogos e brincadeiras que envolvam matemática para serem usados em casa ou na sala de aula. Confira!
Jogo da memória
O jogo da memória é composto por pares de cartões idênticos e que são revelados um por um, ganhando aquele que conseguir lembrar onde estão os pares. Assim, esse jogo pode ser transformado para diversas finalidades, como a matemática.
Uma forma de integrar o conhecimento é fazendo pares em que um cartão é um número e o outro é uma conta simples. Por exemplo, um cartão é 10 e o outro é 5×2. Dessa forma, a criança deve identificar o resultado da conta para juntar os pares.
Desenhos e massa de modelar
A arte é uma excelente forma de compreensão espacial, trabalhando com cores, figuras e contornos.
Essa habilidade contribui fortemente para o raciocínio e para os fundamentos da matemática, além de ser agradável desenvolver-se através de brincadeiras.
Construções
A construção auxilia no ensino de matemática de diversas formas, como incentivando a compreensão de espaço, das formas e tamanhos, e até de conhecimentos básicos de engenharia.
Por meio de blocos ou maquetes, encontrados em casa ou em lojas especializadas, as construções são divertidas de fazer e ensinam diversas habilidades.
Culinária
A cozinha é um local com muita matemática, seja nas formas, temperaturas, tempos ou medidas.
Uma forma simples de juntar o ensino com a diversão é incentivando as frações presentes nas receitas. Por exemplo, se a receita pede meio copo de farinha, pergunte quantos quartos é necessário incluir.
Outra brincadeira é a dos pesos e quantidades para ensinar adição, subtração, multiplicação e divisão. Assim, se uma receita de rosca rende 10 unidades e temos 5 pessoas, é interessante perguntar quantas roscas cada pessoa terá, por exemplo.
Compras
Incluir as crianças nas tarefas da casa ou simular essas tarefas na sala de aula são brincadeiras que envolvem a matemática também. Logo, trabalhar com o dinheiro das compras é um jeito simples de construir o raciocínio lógico por meio de contas.
Além disso, também é possível fazer perguntas sobre os pesos dos produtos e os preços. Essas atividades podem ser incentivadas como um joguinho divertido. Dessa maneira, se a criança conseguir responder um número razoável de perguntas, poderá ganhar um prêmio.
Leia também:
- Brincadeiras para Educação Física
- Brincadeiras de perguntas e respostas para crianças
- Brincadeiras sobre alimentação saudável
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.