Laringite – O que é, sintomas, causas, tratamento, tipos

A laringite é uma inflamação na laringe que pode ser causada por vários fatores, inclusive pelo uso excessivo das cordas vocais.

A laringite é infecção das vias aéreas que causa inflamação na laringe, região onde estão as cordas vocais e faz a conexão entre a faringe e a traqueia.

Causas da laringite

A laringite pode ser causada por agente infecciosos como vírus, bactérias e outras partículas alergênicas, mas também por uso excessivo da voz.

Além disso, a exposição a fumaça, o refluxo gastroesofágico e o consumo excessivo de álcool podem ser fatores que também desencadeiam a laringite.

Sintomas da laringite

Os sintomas mais frequentes da laringite são as dores de garganta, rouquidão, sensação de coceira na região, tosse, pigarro, febre e dores para engolir.

Frequentemente esses sintomas são confundidos com a amigdalite e a faringite. Por isso, a consulta ao médico se faz necessária, assim o tratamento será adequado para cada caso.

Tratamento da laringite

O tratamento para as infecções de laringite depende do agente causador da infecção. Se a laringite for viral, ou seja, causada por vírus, ela geralmente não precisa de intervenções sérias. Esse tipo de infecção costuma durar alguns dias, podendo se alongar por umas duas semanas, em média.

Para as laringites virais são administrados medicamentos apenas para aliviar os sintomas e controlar a dor e a inflamação.

As laringites bacterianas, o tratamento precisa ser controlado com o uso de antibióticos prescritos por um médico.

Já aquelas laringites ocasionadas por agentes alérgicos ou refluxo, o mais indicado é tratar a causa da laringite e, consequentemente, ela também será controlada.

Em todos os tipos de laringite é recomendado beber bastante água, poupar as cordas vocais, não fumar, evitar contato com agentes alérgicos, como pó e mofo, e evitar consumir alimentos que causem refluxo.

Faringite e laringite

A faringite e a laringite possuem causas e sintomas parecidos, mas os locais de inflamação são diferentes. Na faringite, a inflamação ocorre na parte superior da garganta, chamada de faringe. Na laringite, a inflamação ocorre na laringe, onde estão as cordas vocais.

Apesar da rouquidão ser um sintoma dos dois tipos de inflamação, ela é mais frequente na laringite, sendo um dos primeiros sintomas dessa doença.

No entanto, procure sempre o médico para saber corretamente o tipo de infecção e o tratamento que deve ser realizado em cada caso.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.