13 Doenças causadas por bactérias

As bactérias, ainda que pequenas, podem causar doenças que levam à morte. Veja as doenças causadas por bactérias, seus sintomas e formas de prevenção.

0

Não há quem nunca tenha sido diagnosticado com uma doença causada por bactéria. Elas são muito comuns e, embora pareçam ingênuas, se mal cuidadas, podem levar à morte.

Também conhecidas como bacterioses, as doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diferentes formas, desde a ingestão de água contaminada a uma relação sexual desprotegida.

No entanto, as bactérias não têm só o lado negativo. Algumas atuam de forma positiva no organismo, como é caso das presentes no intestino humano, agentes reguladores do metabolismo. Porém, acredita-se que as bactérias são as causadoras de aproximadamente 50% das doenças humanas.

Saiba um pouco mais sobre as doenças causadas por bactérias, seus sintomas, tratamento e prevenção.

As bactérias

Tipos de bactérias

As bactérias são organismos microscópicos, ou seja, que não podem ser vistos a olho nu, constituídas por uma única célula.

Presentes em todos os ambientes, elas podem ser perigosas para a saúde ao se proliferarem e propagarem doenças.

As suas células são do tipo procarionte, que não possuem um núcleo definido e nem organelas membranosas. Nas células está o material genético, distribuído pelo citoplasma e ribossomos.

Dispostas de forma isolada ou em colônias, a sua classificação é tida conforme o formato, que podem ser: bacilos, cocos e espiraladas (vibriões, espiroquetas e espirilos).

Lista de doenças causadas por bactérias

Veja a lista de algumas doenças causadas por bactérias e seu agente causador:

  1. BotulismoClostridium botulinum
  2. ClamídiaChlamydia trachomatis
  3. CóleraVibrio cholerae
  4. CoquelucheBordetela pertussis
  5. Difteria: Bacilo diftérico
  6. Febre maculosaRickettsia rickettsii
  7. GonorreiaNeisseria gonorrhoeae
  8. Hanseníase: Mycobacterium leprae
  9. Leptospirose: Leptospira interrogans
  10. Pneumonia bacterianaStreptococcus pneumoniae (um dos agentes)
  11. SífilisTreponema pallidum
  12. Tétano: Clostridium tetani
  13. TuberculoseMycobacterium tuberculosis

Sintomas das doenças causadas por bactérias

Os sintomas das doenças causadas por bactérias são diversos e variam conforme a bactéria que os acarretou. No entanto, podemos citar alguns sintomas comuns que:

  • Diarreia
  • Calafrios
  • Febre alta
  • Lesões na pele com mudança da sensibilidade
  • Tosse
  • Vômitos

Tratamento das doenças causadas por bactérias

O tratamento da maioria das doenças causadas por bactérias é por meio do uso de antibióticos, cujas substâncias contidas agem para matar ou impedir que as bactérias se proliferem.

Mas existe um perigo no uso dos antibióticos. Ainda que os seus benefícios na medicina sejam comprovados ao salvar muitas vidas, se eles não forem usados de forma correta, podem selecionar bactérias resistentes, como é o caso das superbactérias.

O agravo consiste pelo fato dos pacientes cessarem o tratamento ao melhorarem os sintomas, não seguindo os dias corretos atribuídos a sua posologia.

Sendo assim, no início as bactérias mais frágeis são eliminadas e, com o tempo de uso, mata as resistentes. Entretanto, se o antibiótico é suspendido antes do tempo certo, as bactérias resistentes se multiplicam e os sintomas voltam.

Não é à toa que a venda de antibióticos só é permitida com a receita médica em mãos.

Vale ressaltar que os horários e a duração do tratamento devem ser respeitados. Também, é necessário manter o medicamento no local próprio e não usar nenhum remédio fora do prazo de validade.

Prevenção das doenças causadas por bactérias

Muitas são as formas para se adquirir uma doença causada por bactérias. Em alguns casos, elas podem ser transmitidas pela água, em outros pelos alimentos consumidos, por relações sexuais e até mesmo pela propagação através do ar.

Contudo, existem algumas atitudes básicas e que podem prevenir doenças, não só as difundidas por bactérias. Veja algumas formas de prevenção:

  • Consumir água filtrada e tratada;
  • Estar com a vacinação em dia;
  • Higienizar bem os alimentos;
  • Lavar sempre as mãos;
  • Limpar bem os talheres que comer;
  • Ter uma boa higiene do corpo, assim como dentária;
  • Usar camisinha nas relações sexuais.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.