Vida na selva – Conheça 15 animais selvagens do Brasil e do mundo

Os animais selvagens estão presentes por todo o mundo e são muito importantes para a preservação e equilíbrio do ecossistema. Conheça os animais selvagens.

0

Os animais estão presentes em todas as regiões do planeta, até em lugares com temperaturas extremamente frias como na Antártida. Isso se dá pois os animais são muito importantes para a preservação e garantia da sobrevivência de ecossistemas.

Os animais selvagens são peças importantes para o equilíbrio da natureza. Esses animais são aqueles que não são domesticados, não se adaptando a convivência com humanos. Sendo assim, vivem livres na natureza, como em florestas, oceanos, desertos e lagos.

Animais selvagens – Habitat, ação humana e diversidade

Os animais silvestres apresentam uma grande diversidade, vivendo nas mais variadas e diferentes regiões. Além disso, pela ausência e incapacidade de adaptar ao convívio humano, eles podem possuir comportamentos agressivos quando expostos a ação humana.

Essas sequelas desencadeadas por ações humanas podem proporcionar alterações no equilíbrio do ecossistema. Portanto, cada animal possui um lugar na cadeia alimentar, importante para o ecossistema que ele está inserido. Esse desequilíbrio pode causar deformações na cadeia e proporcionar um desequilíbrio grave.

Apesar de existirem em grande quantidades, em condições normais na natureza, a ação humana traz graves consequências para algumas populações, como a extinção.

Os animais selvagens são muito diversos, vivendo em numerosos habitats. Esses animais podem ser insetos, répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes, entre outros.

Dessa maneira, compreende-se que cada animal possui seu habitat, pertencendo a um ecossistema. Assim, pode-se dizer que cada um deles é nativo de uma região, ou seja, seu ciclo de vida é natural de um determinado lugar.

Exemplos de animais selvagens

Animais selvagens do Brasil

O Brasil é um país grande e, por isso, possui inúmeros animais selvagens espalhados por seu território. Além disso, o país apresenta um clima predominantemente tropical, o que favorece uma grande biodiversidade.

Mico-Leão-Dourado

Tudo sobre o mico-leao-dourado

O mico-leão-dourado é um dos símbolos da Amazônia e pode ser conhecido também pelo nome “sauí”, sendo classificado como um animal em extinção. Ele é um primata muito encontrado na Mata Atlântica e suas principais características são seus pelos dourados, o comportamento agitado e olhos vibrantes. Além disso, é um animal de pequeno porte, pesando cerca de 800 gramas.

Capivara

A capivara é nativa da América do Sul e Central, sendo classificada como o maior roedor herbívoro do mundo. Possui cerca de 1,20 m de comprimento e os exemplares pesam em média 80 kg.

Sua alimentação é baseada em em capim, ervas e outras vegetações encontradas nas margens dos rios. A preferência por rios se dá pois elas se reproduzem no ambiente aquático e pela necessidade de utilizá-la como refúgio de predadores.

Lobo-guará

Confira tudo sobre o lobo-guará

O lobo-guará é nativo da América do Sul, sendo encontrado no Brasil principalmente no Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica. Sua pelagem é avermelhada, pesando em média 20 kg.

Somado a isso, é um animal veloz e ágil, com uma alimentação bastante variada, com o consumo de frutas, aves, répteis, pacas, moluscos, insetos, peixe, cana-de-açúcar, etc.

Boto

Animais da Amazônia: Boto

O boto é um animal símbolo da Amazônia e protagonista de lendas tradicionais. Esses animais possuem hábitos solitários e se alimentam de peixes, pequenas tartarugas, caranguejos, moluscos e crustáceos.

Existem duas espécies de botos, uma delas vive nos rios e outra tem vida marinha no Oceano Atlântico.

Arara-Azul

Conheça a Arara-Azul

As maiores populações de arara azul são encontradas no Pantanal, mas podem ser vistas em outras florestas do Brasil, Paraguai e Bolívia. Ela possui cerca de 70 cm de comprimento e sua alimentação é baseada em frutas e sementes.

Sua principal característica é sua pelagem azul, com manchas amarelas na cabeça, em torno dos olhos e na bochecha.

Tartaruga-da-amazônia

Tartaruga da Amazônia

A tartaruga-grande-da-amazônia é um animal fluvial, encontrada no rio Amazonas e seus afluentes. Ela possui grande porte, podendo alcançar 90 cm de comprimento.

Sua característica típica é o casco preto acinzentado, com manchas amarelas escuras na parte ventral.

Jacaretinga

Jacaretinga

O jacaretinga é um animal típico da América do Sul e Central, habitando rios e lagos dessas regiões. O seu nome é originário da língua tupi e significa “branco”, sendo nomeado assim pois seu dorso é branco.

Por ser um animal carnívoro, sua alimentação é baseada em crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Sucuri

Cobra Sucuri

A sucuri é encontrada na América do Sul, pertencente as espécies semiaquáticas de cobras. Ela é muito conhecida por ser uma das maiores cobras do mundo, sendo denominada também de “anaconda”.

A alimentação desse animal é composta de aves aquáticas, capivaras, jacarés e peixes. Entretanto, ela pode atacar e se alimentar de animais maiores, domésticos e até humanos.

Onça pintada

(Foto: Pixabay)

A onça pintada é um excelente predador que habita vastas regiões da América do Sul e Central. Além disso, é o terceiro maior felino do mundo e um símbolo da Floresta Amazônica, sendo o maior felino da América.

As onças pintadas possuem grande porte, hábitos noturnos e considerada chave importante para o controle populacional do ecossistema em que vive. Infelizmente, a população de onças está em declínio, mostrando sinal de alerta e necessidade de proteção, devido a grande prática ilegal de caça e comércio contra esses animais.

Animais selvagens do mundo

Crocodilo-do-Nilo

Crocodilo do Nilo

O crocodilo-do-nilo é uma espécie de crocodilo nativa da África, com distribuição geográfica espalhada pelas bacias do Rio Nilo, ao Sul do deserto do Saara, Madagáscar e o arquipélago de Comores.

Essa espécie é uma das maiores do mundo e se alimenta principalmente de peixes, mas podem se alimentar de impalas, gnus, zebras e búfalos.

Os crocodilos-do-nilo possuem coloração bronze escura, manchas pretas na cauda e apresentam hábitos solitários.

Zebra

Zebra no pasto

As zebras são nativas da África e pertencem à família dos cavalos. São bastante conhecidas pela sua pelagem característica de listras pretas por todo o seu corpo branco.

Além disso, as zebras costumam viver em manadas e habitam as savanas africanas. Por viver em um animal cheio de animais, as zebras utilizam-se de sua velocidade e fortes coices para fugir dos predadores.

Águia-real

Águia Real

A águia-real é uma ave de rapina nativa da Europa, habitando grande parte do hemisfério norte. Elas apresentam hábitos diurnos e caçam pássaros, morcegos, ratos, tarântulas, lebres, etc.

Elas possuem o comprimento entre 66 e 100 cm e podem pesar até 12 kg.

Coala

O coala é um mamífero marsupial típico da Austrália. Sua população encontra-se em extinção desde a época colonial, quando utilizavam muito sua pele, e, atualmente, as queimadas apresentam riscos graves a total extinção.

Possuem membros adaptados para a vida nas árvores e se alimentam principalmente de folhas de eucalipto.

Baleia-Azul

Maiores baleias do mundo - Baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal que já existiu em todo o planeta. Elas podem medir até 36 m de comprimento e pesar mais de 180 toneladas, estando presentes nos oceanos Pacífico, Antártico e Índico.

Essas baleias podem atingir uma velocidade de até 50 km/h por curtos períodos de tempo e costumam viver sozinhas. Além disso, possuem a coloração azul-acinzentado, com ventre branco.

Borboleta-Monarca

Borboleta monarca

A borboleta-monarca é muito conhecida por sua linda coloração alaranjada com listras pretas e manchas brancas. Elas possuem cerca de 70 mm de envergadura e se alimentam de folhas na fase larval e néctar de flores na fase adulta.

Essas borboletas são originárias das Américas do Norte e Sul, mas migraram para todo o mundo e já colonizaram diferentes regiões da Europa.

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.