Abundância de petróleo – Conheça as 15 maiores reservas de petróleo do mundo

O petróleo é um combustível fóssil importante para economia e como fonte energética para os países. Conheça as 15 maiores reservas de petróleo do mundo.

0

O petróleo é um combustível fóssil formado por substâncias oleosas inflamáveis com coloração variada, desde incolor a um líquido muito escuro.

Essa substância inflamável é amplamente utilizada como combustível para produção de energia. É possível classificá-lo como a fonte de energética mais utilizada no mundo.

Além disso, também é muito utilizado para fabricação de plásticos, medicamentos, óleo diesel, gasolina, entre outras possíveis fabricações. Por isso, o petróleo é amplamente explorado e aplicado em comercializações mundiais.

Confira onde estão localizadas as 15 maiores reservas de petróleo do mundo!

 Maiores reservas de petróleo do mundo

1 Arábia Saudita

A Arábia Saudita ocupa a maior parte da Península Arábica, com grande costa litorânea. Além disso, o território detém a maior reserva de petróleo do mundo.

Essa área apresenta grande quantia de petróleo, correspondente a mais de 260 bilhões de barris de petróleo, mais de 1,7% da soma das reservas espalhadas pelo mundo.

2 Venezuela

A Venezuela, localizada na América do Sul, possui mais de 208 bilhões de barris de petróleo em sua reserva petrolífera. Essa quantia é proporcional a 1,36% de toda a reserva mundial.

3 Canadá

O Canadá é o segundo país mais extenso do mundo e possui a terceira maior reserva de petróleo.

A quantidade de petróleo referente a essa reserva equivale a 173,6 bilhões de barris, cerca de 1,13% da soma de barris de petróleo do mundo.

4 Irã

O Irã ocupa a 4ª posição entre os países com as maiores reservas de petróleo. A reserva do Irã apresenta 0,98% da soma mundial, ou seja, 151,2 bilhões de barris de petróleo.

5 Iraque

A República do Iraque é o terceiro país do Oriente Médio com a maior reserva de petróleo do mundo, atrás apenas do Irã e da Arábia Saudita.

A reserva existente no Iraque é correspondente a mais de 143 bilhões de barris, 0,93% da soma das reservas do mundo.

6  Kuwait

O Kuwait está localizado no Golfo Pérsico e apresenta grande quantidade de petróleo em seu território. A quantia de barris provada localizada no país é próxima a 101 bilhões de barris, 0,66% das reservas provadas mundiais.

7 Emirados Árabes Unidos

A reserva localizada nos Emirados Árabes Unidos — no Oriente Médio, majoritariamente ao longo do Golfo Pérsico — apresenta mais de 97,8 bilhões de barris de petróleo, proporcional a 0,63% do petróleo provado das reservas do mundo.

8 Rússia

A Rússia, país mais extenso do mundo, localizado ao Norte da Europa e Ásia, ocupa a 8ª posição entre as nações com maiores reservas de petróleo do mundo.

A quantidade de petróleo provada na reserva localizada na Rússia representa 0,39%, quantidade correspondente a 60 bilhões de barris.

9 Líbia

A Líbia, localizada na parte Norte do continente africano, possui mais de 48 bilhões de barris de petróleo em seu território, nas reservas provadas. Essa quantidade corresponde a 0,31% de toda a quantidade mundial provada.

10 Nigéria

A Nigéria é um dos países da África Ocidental ricos em petróleo. O território nigeriano possui aproximadamente 0,25% de todo o petróleo conhecido, somando mais de 38 bilhões de barris.

11 Cazaquistão

O Cazaquistão, localizado na Ásia Central, apresenta a 11ª maior reserva de petróleo provada. A região possui aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo, correspondendo a 0,19% da quantidade mundial provada.

12 Brasil

O Brasil está na 12ª posição entre as maiores reservas de petróleo. O volume de petróleo encontrado na região brasileira corresponde a aproximadamente 0,18% das reservas provadas, mais de 25 bilhões de barris.

13 Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem uma reserva de petróleo aproximada a 19,1 bilhões de barris de petróleo. Essa quantidade de equivale a 0,12% da quantidade mundial.

14 China

A China ocupa a 14ª posição entre os países com as maiores reservas de petróleo. Essa região pertencente a China apresenta aproximadamente 16 bilhões de barris de petróleo, o que equivale a pouco mais de 0,10% das reservas provadas mundiais.

15 Catar

O Catar é um país do Oriente Médio e possui a 15ª maior reserva de petróleo provada do mundo.

A reserva apresenta mais de 15 bilhões de barris de petróleo, o que equivale a 0,09% da soma das reservas de petróleo do mundo.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.