Minimalismo – Estilo de vida, vestuário e estética
O minimalismo se popularizou muito como um estilo de vida e vem ganhando oportunidade de simplificar o cotidiano e a vida das pessoas.
Provavelmente você já ouviu alguém falar de minimalismo, porque essa é uma prática que vem se tornando muito popular e várias pessoas estão adotando esse estilo de vida.
Pode-se pensar que o minimalismo é só uma tendência atual, que vai passar com o tempo, mas a verdade é que essa prática é bem positiva, forte, tem poder de mudar formas de vida e deveria se instalar em nossas vida para simplificar nosso cotidiano e existência.
O que é minimalismo?
Inicialmente o conceito de minimalismo ergueu-se junto com a série de movimentos artísticos, culturais e científicos, que surgiram dentro do século XX, e se preocupavam em utilizar poucos elementos para realizar sua forma de expressão em qualquer área. Esse movimento teve grande impacto e influência nas artes visuais, no design e na música.
Minimalismo como estilo de vida
Esse movimento passou a encantar muitas pessoas e ser incorporado na vida cotidiana de muitas delas.
Com isso, ganhou popularidade e se transformou em uma ferramenta muito útil na nossa sociedade que pretende ensinar às pessoas como se livrar dos excessos e passar a se concentrar no que é mais importante, ela mesma e sua liberdade.
Estética minimalista
Arte minimalista
Como dito anteriormente, o minimalismo surgiu no ramo artístico com estéticas menos poluídas, leves e sóbrias.
Assim, os artistas escolheram por usar apenas os elementos mais básicos e necessários para sua produção e expressão. Além disso, eles preferem a redução da forma artística a um volume geométrico mínimo.
Decoração minimalista
Quando se fala em decoração de casas e apartamentos logo se pensa em paredes cheias de quadros, estantes, muitos móveis, armários cheios de roupas e sapatos.
Entretanto, muitos desses objetos só estão ali para preencher espaço e algumas roupas e sapatos quase nunca são usados, só sendo acumulados.
Então, quando se fala na decoração minimalista é preciso eliminar todos esses excessos e permanecer apenas com o necessário.
Assim, casas minimalistas costumam ter muito espaço livre, poucos objetos e poucos móveis. Além disso, no minimalismo não há regras e cada um decide como quer fazer sua vida minimalista, o que tem importância e necessidade e o que não tem.
Vestuário minimalista
Em algumas revistas, reportagens, ou até mesmo nas redes sociais, vemos nas casas de pessoas ricas e famosas aquele closet enorme e cheio de roupa e sapatos, um grande excesso denominado como “luxo”. Entretanto, muitas dessas roupas são desnecessárias e podem estar ali simplesmente ocupando espaço.
Porém, não é só no guarda roupa de gente famosa que existe roupa acumulada. Na verdade, a maioria das pessoas tem alguma peça de roupa ou par de sapato que não usa, mas não tem coragem ou nunca pensou em se desfazer.
É nessa questão que entra o minimalismo, com a prática de se livrar das roupas que não usa ou até mesmo se desfazer de muitas outras para reduzir a quantidade que já possui e passar a reutilizar estas mais vezes. Isso pode ser feito possuindo apenas peças “coringas”, que podem ser utilizadas em várias ocasiões.
Além disso, para ter um vestuário minimalista, é bom ter peças mais neutras e de fácil combinação. Com isso, além de deixar de gastar dinheiro comprando várias peças, com o minimalismo você passa a ter uma quantidade pequena de peças e roupas de mais qualidade que podem durar por anos.
Tatuagem minimalista
Muitas pessoas adoram tatuagens menores, mais delicadas, simplistas e cheia de beleza. Essas tatuagens são chamadas consideradas minimalistas, de forma que adornam o corpo sem representar algo muito chamativo. As pessoas que mais gostam desses desenhos minimalistas e delicados são as mulheres.
Conteúdo relacionado:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.